Time Out Lisboa logo
   Versão BETA







Vox Pop Time Out

Está a pensar em tirar algum curso?


Não
Talvez


  

Destaques

Destaques

Destaques
Adicione aos Favoritos


Print this page   Send to a friend
Castilho Fashion Street


Nova Iorque tem a Quinta Avenida, Milão tem as galerias Vittorio Emanuele, Paris tem a Avenue des Champs Elysées, Madrid tem a Calle Serrano. Tudo sítios onde se concentram as marcas e as lojas mais conceituadas (vulgo caras) do mundo. E Lisboa?

Bem, o mais aproximado que temos disto, e com muito orgulho, é a nossa Avenida da Liberdade. Pelo menos, até aqui. É que acaba de ser lançado o projecto Castilho Fashion Street, que quer transformar a rua Castilho na artéria mais glamorosa da cidade.

A ideia foi apresentada a semana passada e mete várias entidades ao barulho. A saber, a Câmara Municipal de Lisboa, a União de Associações do Comércio e Serviços, a associação Comércio Anima Lisboa, a instituição de solidariedade Ajuda de Berço e, claro, os vários lojistas da rua.

O objectivo é dinamizar o centro da cidade, afastar as pessoas dos centros comerciais e relembrá-las da existência do comércio de rua. Neste caso, um tipo de comércio especial (moda e lifestyle) voltado para um segmento premium e amigo do luxo. Tudo através da criação do conceito Fashion Street, algo que se espera que perdure ao longo dos tempos e não apenas de forma pontual.

Para o arquitecto Manuel Salgado, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “é absolutamente esencial a animação e o desenvolvimento do comércio de rua”. “Nos últimos anos, a emergencia dos centros comerciais foi muito penalizadora do comércio, e a é a cidade que perde. Sem comércio de rua não há pessoas, e são elas que fazem a cidade”, acrescentou. A associação a esta iniciativa passa por um interesse crescente da Câmara em estar associada à moda.

“É preciso não esquecer a dimensão cultural e a importância que se dá à moda. Hoje em dia, é uma das áreas mais significativas. Não é só uma actividade de consumo, é um acto cultural e criativo. Foi por isso que abrimos o Museu da Moda e do Design e é também por isso que a Moda Lisboa vai voltar para Lisboa”. Uma das primeiras iniciativas da Castilho Fashion Street acontecerá já dia 12, sábado, para aproveitar a quadra natalícia. Parte das receitas efectuadas nas lojas aderentes reverterá a favor da Ajuda de Berço, e também haverá música (com a actuação dos Cottas Club Jazz Band) e outras actividades promocionais.

Entre as lojas envolvidas no projecto estão a La Perla, a Loja das Meias, a Max&Co, a Stivali, o Hotel Altis ou a Hoss Intropia.

Rua Castilho, 12 de Dezembro

Ana Garcia Martins

quarta-feira, 9 de Dezembro de 2009



Veja também




O que pensa? Coloque a sua opinião
Nome *
Email *
Comentário *
   
*Campo obrigatório




© 2007 Time Out Group Ltd. Todos os direitos reservados.
Ficha Técnica | Estatuto Editorial


Av. da Liberdade, nº13 - 3ºEsq. 1250-139 Lisboa
Telefone: 21.359.31.00 Fax: 21.359.31.31
e-mail: geral@timeout.pt
Empresa jornalística: 223 753 * Registo de título: 125 225
Director: João Cepeda