A Time Out na sua caixa de entrada

A Última Evasão

  • Filmes
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado
The Great Escaper
Photograph: ROB YOUNGSON/Pathé
Publicidade

A Time Out diz

4/5 estrelas

Michael Caine e a malograda Glenda Jackson estão em perfeita sintonia dramática neste filme, baseado numa história verdadeira.

“Old soldiers never die, they simply fade away”, diz a velha canção militar inglesa. Bernard Jordan (Michael Caine), o veterano marinheiro protagonista de A Última Evasão, de Oliver Parker, baseado numa história real, não quer desaparecer sem ir às comemorações, em França, do 70.º aniversário do Dia D (a história passou-se em 2014). Só que não conseguiu arranjar lugar na excursão oficial de veteranos britânicos, e vai ter que ficar a ver as cerimónias na televisão, no lar de idosos de Hove onde mora com a mulher, a vivaça, espirituosa e sarcástica Rene (Glenda Jackson, no seu último papel antes de morrer, e que com a sua interpretação faz com que o filme seja tanto sobre a sua personagem como a de Caine), com a qual está casado precisamente desde a II Guerra Mundial.

Só que Bernard tem mesmo que ir à Normandia estar presente nas cerimónias do desembarque, porque de certeza não poderá ir às dos 80 anos, e ainda por outra razão, mais secreta, que o filme desvendará lá para a frente. Por isso, com toda a cumplicidade de Rene, o veterano marinheiro escapa-se do lar bem cedo na manhã do dia 6 de Junho e mete-se no ferry boat para o outro lado do Canal da Mancha. A bordo, Bernard conhece Arthur (John Standing), um ex-piloto da RAF que o convida para se integrar no seu grupo de ex-combatentes, e lhe oferece também alojamento no hotel onde se vão hospedar, vendo que ele vem sozinho e que não tem onde ficar. Além do quarto, Bernard e Arthur vão ainda partilhar histórias de guerra, bem como o grande segredo pessoal de cada um – que está relacionado com o conflito, e nunca contaram a ninguém.

A Última Evasão é muito mais do que um filme sobre a inesperada e atrevida aventura do idoso Bernard. É também sobre a longa, cúmplice e fortíssima relação de amor entre ele e Rene, um casal devotadíssimo, a que os magníficos Michael Caine e Glenda Jackson, dois dos nomes maiores e mais radiosos do cinema britânico, trabalhando em perfeita sintonia dramática, dão uma autenticidade imediata e intensa, sentimental mas jamais lamechas, e com um toquezinho de humor aqui e ali; é sobre as muitas marcas que a guerra deixa nos combatentes, e a forma como cada um deles lida com elas; e é sobre o significado, o valor e a importância da camaradagem entre soldados, da mesma geração ou de gerações diferentes.

Bernard não só ajuda Arthur como também Scott, o jovem ex-soldado que combateu no Afeganistão e lá perdeu uma perna e agora trabalha nos ferries, e se afeiçoou ao veterano marinheiro. Uma das sequências mais comoventes de A Última Evasão é aquela em que Bernard e Arthur, que estão a beber uma cerveja num bar, vão, a convite de um antigo militar americano, sentar-se numa mesa onde está um punhado de veteranos alemães, que 70 anos antes estavam a defender as praias onde os aliados desembarcaram. Aquilo que poderia ter sido um momento de tensão ou de azedume torna-se numa ocasião de reconciliação e de reconhecimento entre homens que foram inimigos no passado, mas que agora, muitas décadas mais tarde, são, acima de tudo e para lá de qualquer outra coisa, velhos soldados que sobreviveram e vêm honrar os seus camaradas mortos em combate.

A Última Evasão era para ser o filme de despedida de Michael Caine, que já tem 90 anos. Ele próprio o anunciou, na antestreia de gala em Londres, em Setembro do ano passado. E teria sido uma saída pela porta grande, após uma longa e brilhante carreira no cinema, que o transformou numa lenda viva. Só que o actor não resistiu e está entretanto a rodar uma nova fita, em que interpreta Charles Darwin. E que, segundo declarou, será o seu derradeiro papel no cinema. Como Caine parece que não consegue estar quieto em casa, veremos se vai ser mesmo assim, ou se a reforma ficará adiada mais uma vez.

Escrito por
Eurico de Barros

Elenco e equipa

  • Realização:Oliver Parker
  • Argumento:William Ivory
  • Elenco:
    • Michael Caine
    • John Standing
    • Glenda Jackson
    • Carlyss Peer
    • Danielle Vitalis
    • Victor Oshin
Publicidade
Também poderá gostar