Três exposições de fotografia para ver em Agosto

O panorama cultural na cidade não arrefeceu com as temperaturas quentes. Há muitas exposições para ver: estas três são de fotografia
Fotografia da exposição "Pieter Hugo, Between the Devil and the Deep Blue Sea"
Publicidade

Os museus e galerias são belos locais para fugir do calor, mais ainda se lhe dermos razões para isso, ou seja, se houver exposições que são realmente de passagem obrigatória. Se é fã de fotografia tem mesmo de deitar o olho – ou a lente, se quiser registar o que já foi registado por outros – a estas três mostras. "Um Realismo Necessário", "O Outro Casal" e "Pieter Hugo, Between the Devil and the Deep Blue Sea" são três exposições de fotografia para ver em Agosto em Lisboa, uma bela forma de celebrar o Dia Mundial da Fotografia, este domingo. 

Recomendado: Nove exposições que não pode perder este Verão em Lisboa

Três exposições de fotografia para ver em Agosto

Coisas para fazer

Um Realismo Necessário

icon-location-pin Chiado
icon-calendar

Depois da exposição individual na Galeria Francisco Fino, José Pedro Cortes apresenta no Museu de Arte Contemporânea um conjunto de fotografias, feitas entre 2005 e 2018, onde a figura central é nada mais, nada menos que a representação do corpo humano. Fazer retratos e olhar para o outro sempre foi uma forma de José Pedro Cortes pensar a realidade que nos rodeia, sendo que não estão representadas geografias ou tempos, apenas histórias – histórias essas que o visitante da exposição tenta encontrar sem fazer delas grandes leituras dogmáticas.

Arte

O Outro Casal

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real
icon-calendar

A Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva inaugura a exposição “O Outro Casal. Helena Almeida e Artur Rosa”, uma mostra com a curadoria de Isabel Carlos patente até 9 de Setembro. A exposição centra-se em fotografias e vídeos de Helena Almeida tiradas no seu ateliê – onde sempre desenvolveu o seu trabalho e que considera o seu mundo – pelo arquitecto Artur Rosa, que em alguns casos faz também parte do cenário. O título “O Outro Casal” remete em diferido para o casal que dá nome ao museu, Arpad Szenes e Vieira da Silva, mostrando assim a obra de outro par emblemático.

Publicidade
Arte

Pieter Hugo, Between the Devil and the Deep Blue Sea

icon-location-pin Belém
icon-calendar

O fotógrafo Pieter Hugo assistiu ao fim do Apartheid, em 1994, e isso inspirou-o a tentar trazer à tona a vulnerabilidade das sociedades contemporâneas, em particular no continente africano. Retratos, naturezas mortas e paisagens chegam a Belém esta quinta-feira com a exposição “Pieter Hugo, Between the Devil and the Deep Blue Sea”. O que é que nos divide e o que é que nos une? Como é que as pessoas vivem sob a sombra da repressão cultural ou do domínio político? O fotógrafo sul-africano responde com as 15 séries fotográficas que produziu entre 2003 e 2016. As imagens mostram de forma clara as cicatrizes da história, com foco especial nas subculturas sociais e fosso entre o idealizado e o real. As dissonâncias coloniais são um dos pontos centrais que o fotógrafo mostra, retratando as pessoas em situações de grande fragilidade sem nunca perderem a sua dignidade e identidade. Museu Berardo. Praça do Império. Inaugura quinta até 7 de Outubro. Seg-Dom 10.00-19.00. 5€.

Verão em Lisboa

Pedro Abrunhosa
©DR
Música

Concertos em Lisboa em Agosto

Entra Agosto e escasseiam os concertos em Lisboa. Mas nem está tudo perdido. Nunca está tudo perdido. A música vive e vai-nos entretendo ao longo do mês, dos festivais às festas populares.

selfies
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

21 coisas para fazer antes que o mês acabe

Longe vão os tempos em que tínhamos de suar para encontrar coisas para fazer em Agosto em Lisboa. Espremíamos agendas, esmiuçávamos calendários e corríamos listas à procura de algum evento para matar o tédio. E por isso deixámos de ser respigadores e passámos a curadores. Prepare-se para ficar arrependido por ter marcado férias para este mês ou contente por já ter gasto os dias todos.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com