A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Haiku. Kimono. Origami. Está aí a Festa do Japão - e é grátis

Escrito por
Maria Ramos Silva
Publicidade

Gastronomia, arranjos florais, dobragens em papel, demonstração de artes marciais e muito mais. Este sábado, dia 24 de Junho, o Rossio dos Olivais, no Parque das Nações, recebe a grande Festa do Japão. Tome nota do glossário essencial para preparar a viagem ao Oriente. A entrada é livre.

Dongara

16.00 é a horário de abertura do evento, que conta com o som dos tambores e da flauta transversal de bambu. Abra alas para o duo Dongara. O recinto divide-se entre as apresentações em palco e iniciativas que passam pela tenda da embaixada do Japão, ao leme desta sétima edição, que se estende até às 22.00 de sábado.

Ikebana

Também pelas 16.00, agora na tenda da Embaixada do Japão, a Ikebana International lidera este delicado momento. É tempo de prestar atenção à arte dos arranjos florais e tomar nota de todas as indicações para depois replicar lá em casa.

Cosplay

O termo já não é propriamente uma novidade entre nós. A partir das 16.50, a arte e a fantasia que transformam comuns mortais em vistosas personagens, saem à rua.

Tōrō nagashi

Importa-se de repetir? É simples. Falamos das famosas lanternas japonesas e da bela cerimónia de lançamento na água. Sim, também vai acontecer por aqui, às 20.50.

Bon-odori

Ao longo da jornada, as artes marciais dão um ar de sua graça, e a dança é outra das ocupações para corpos sedentos de ritmo. A dança tradicional do Japão revela-se a partir das 21.40.

Haiku

Para ser rigoroso e tão descritivo quanto possível, pode sempre dizer que vai debruçar-se sobre o género poético japonês de 17 sílabas. Ou então deixe-se de peneiras e escute com atenção as lições fornecidas pela professora Leonilda Alfarrobinha. A aula começa às 18.00.

Origami

A técnica nipónica de dobragem de papel é uma das actividades mais populares (e provavelmente mais terapêuticas e relaxantes) do Japão. A partir das 19.30, siga a demonstração a cargo da professora Fátima Granadeiro. 

Sushi

Pensava que a palavra que melhor conhece ficava de fora desta família de vocábulos? Claro que não. Há vários parceiros associados ao certame, casos dos restaurantes Bonsai ou Sushicafé ou ainda dos produtos asiáticos e gourmet da Keta Foods. A editora Devir e marcas de roupa e acessórios como a Fashion Monster também marcam presença.

+ Os melhores restaurantes japoneses em Lisboa

+ Dez bandas indie pop que todo o caçador de Pokémons devia conhecer

Últimas notícias

    Publicidade