A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Contra uma “Disney do pombalino” em Lisboa

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

Toda a gente sabe que o que não falta em Lisboa são hotéis de charme. E há mais um na calha, no Largo Rafael Bordalo Pinheiro. Até aqui tudo bem. O problema é que para isto acontecer, vai ser demolido um prédio dos anos 1970, com uma fachada de linhas modernistas e painéis de azulejos de autor, e construído outro, novo, de estilo neo-pombalino. Na Assembleia Municipal de Lisboa foram várias as vozes a insurgir-se contra a demolição.

Entre pedidos para que Lisboa “não se transforme numa Disney do pombalino”, e para que mantenha a autenticidade, os peticionários criticaram o projecto da empresa de investimentos imobiliários Coporgest – que quer transformar este e o prédio contíguo numa unidade hoteleira de cinco estrelas – e realçaram a importância do revestimento de azulejos do prédio construído entre 1974 e 1977. Os azulejos foram desenhados pelo ceramista António Vasconcelos Lapa e têm motivos geométricos em tons de azul, amarelo e branco.

Em Assembleia Municipal, foi aprovada a recomendação contra a demolição. A bola agora está do lado da Câmara Municipal de Lisboa. 

+ Os melhores hotéis boutique em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade