A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Galo
©榮達 陳/Unsplash

Porque é que a missa é do galo?

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Só em Portugal e Espanha se chama Missa do Galo/Misa del Gallo à missa da meia noite do dia 24 para 25 de Dezembro. Aliás, se pesquisar cock mass no Google será por sua conta e risco. Mas que granda galo é este que nunca aparece?

A Missa do Galo existe desde o ano 400 e há várias teorias sobre a origem do nome. Uma delas é a que conta a história de um galo que cantou à meia-noite assinalando a chegada do Menino Jesus. E ainda outra lenda, segundo a Agência Ecclesia, diz que em Toledo, Espanha, antes das doze badaladas, os lavradores matavam um galo em memória do que cantou três vezes quando Pedro negou Jesus (também três vezes por sinal) antes de morrer.

Numa coisa todos os tradicionalistas concordam: o dia 24, caros leitores, é para fazer jejum. Só se deve comer com autorização divina após a Missa do Galo, num farto banquete que espera as famílias no regresso a casa.

Agora numa nota de agenda, em Lisboa é concorrida a Missa do Galo na Sé Patriarcal, à qual preside o Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente.

Últimas notícias

    Publicidade