A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Seis ideias à borla para visitar o novo Museu da Casa da Moeda

Escrito por
Maria Ramos Silva
Publicidade

Abre hoje ao público, que é como quem diz que fica disponível online para todos. O Museu Casa da Moeda, um projecto da Imprensa Nacional-Casa da Moeda é uma iniciativa digital que apresenta o vasto espólio da instituição. Por aqui encontra uma colecção permanente de moedas e medalhas, exposições temporárias, edições próprias, e até uma loja onde dá vontade de gastar dinheiro. Conheça outras razões para aceder ao endereço. 

1. O paraíso da numismática

Nem sempre temos a oportunidade de utilizar uma palavra como numismática, a ciência que se dedica ao estudo das moedas, medalhas e parentes próximos, mas neste caso o momento é soberano para recorrer ao termo. Prepare-se para descobrir palavras como tornês, morabitino ou macuta. Sim, são tudo moedas. No total, mais de 35 mil. 

2. Desvendar o processo de criação

E se lhe explicassem como se faz uma moeda em três tempos, sem necessidade de inscrição num longo curso em módulos? Há um vídeo que explica tudinho para que um humilde iniciante não se sinta como um peixe fora de água. Por aqui também se visita a longa história da moeda, com uma escala nos tempos de Fernão Mendes Pinto. 

3. Testar os conhecimentos 

Será que sabe a que período histórico pertence esta ou aquela moeda? Nada como testar os conhecimentos sobre os nomes e épocas de uma série de exemplares que por aqui habitam. Procure o separador para jogar online. 

4. De pequenino se começa a poupar/gastar

Explicar aos miúdos que o dinheiro dá jeito, que não estica, que ajuda mas não é tudo na vida, etc., etc. Para evitar dores de cabeça e tornar este processo um bocadinho mais lúdico e menos embaraçoso, socorra-se da edição Cara ou Coroa. É um pequeno livro com textos de Ricardo Henriques e ilustrações de Nicolau que conta a história do dinheiro com rigor histórico e científico.

5. Voltar aos cadernos em papel

Se as notas sobrevivem, num mundo cada vez mais de plástico, há uma réstia de esperança para os acessórios em papel. Na loja do museu encontra, entre outros objectos, cadernos de capa verde, preta e encarnada. É só escolher. 

6. As boas ideias não têm preço

O que podem ter em comum uma moeda e um lince ibérico? Bom, precisamos de ambos, mas a verdade é que o segundo encontra-se em vias de extinção. Daqui o lançamento de uma edição especial. O lince ibérico dá a sua cara, ou focinho, a uma moeda.

Últimas notícias

    Publicidade