As melhores coisas para fazer em Lisboa esta semana
Dos workshops às exposições e peças de teatro, sem esquecer as festas e concertos, e ainda uma série de oportunidades grátis para aproveitar esta semana

O que faz em casa é consigo, mas já sabe que o que faz na rua é connosco. E claro que a nossa tutela se prolonga pela semana inteira, para que não se fique a lamentar por aí por ter falhado este ou aquele evento crucial na agenda alfacinha. Temos planos fortes para todos os dias, de exposições e cursos, espectáculos em palco e fora dele, muita música e ambientes festivos.
E se depois de consultar esta lista intensiva ainda lhe sobrarem buracos no calendário, nada de pânico. Todas as semanas damos-lhe as melhores sugestões de passeios em Lisboa. E nunca é demais insistir que a cidade está cheia de borlas para aproveitar antes que acabem. Se esta maratona lhe deu fome, bom, também ajudamos a resolver.
Recomendado: Dez curiosidades sobre Lisboa que sempre quis saber mas teve vergonha de perguntar
Mercado de Natal de Alvalade
Attila
Os norte-americanos Attila apelidam a sua música de “party metal”, mas também lhe podiam chamar nu-metalcore que ninguém levaria a mal. Apresentam o álbum Villain, depois das actuações dos Veil Of Maya, Sylar e Ho Chi Minh.
A Capucha Encarnada
A época natalícia puxa os clássicos e a Boutique da Cultura dá a sua versão d’O Capuchinho Vermelho em A Capucha Encarnada, que a caminho de casa da avozinha não encontra apenas o Lobo Mau, mas também a Cinderela, o Prínipe, a Bruxa Má, o Pinóquio, a Rapunzel… Está o caos instalado na floresta.
Yoga ao ar livre na Quinta das Conchas
A ideia é juntar duas coisas boas: o desporto e os espaços verdes. Dito isto, vista qualquer coisa confortável e vá experimentar as poses de yoga nos relvados da Quinta das Conchas. Não precisa de ter toda a flexibilidade do mundo, porque João Genial, o professor, dá a aula para todos os níveis. Acontecem durante todo o ano (a não ser que chova) às 10.30, mas nos meses de Julho, Agosto e Setembro antecipa-se o exercício para as 10.00. Aguente-se estoicamente no tapete e no fim relaxe.
Valete
O rapper Valete é uma das maiores (e nos últimos tempos mais polémicas) figuras do hip-hop português. No Capitólio, vai desvendar temas do novo álbum Em Movimento.
Camané & Mário Laginha
O fadista Camané e o pianista Mário Laginha já se encontraram várias vezes em palco e em disco. Agora apresentam o projecto "Aqui Está-se Sossegado”, onde o canto de um é acompanhado pelo piano do outro. No alinhamento estão cerca de duas dezenas de temas do cânone fadista tradicional, do repertório de Camané e inéditos compostos por Laginha.
Pinóquio
O Pinóquio perguntou “Mas paizinho, agora reparo, onde está o teu casaco neste dia frio?” e Gepeto respondeu “Vendi-o porque tinha calor! Toma o teu livro e uma maçã para dares à tua professora. Corre para a escola”. Esta mentira doce contrasta com a mentira do mundo com o qual o boneco de madeira, que só queria ser um menino de verdade, se confronta. Como qualquer criança curiosa, irá envolver-se em aventuras desviadas e perigosas, graças aos seus novos amigos do alheio, o Gato e a Raposa. Mas, apesar de nem a voz da sua consciência o conseguir demover, Pinóquio terá de aprender à força as verdadeiras doutrinas da vida, incluindo esse amor paternal que o protege. Com encenação de Sérgio Moura Afonso e música original de Nuno Cintrão, esta adaptação ficará em cena até 22 de Dezembro, aos sábados e domingos.
Vienna Mozart Orchestra
Esta orquestra de câmara fundada em 1986 toca exclusivamente música do seu “padrinho” e em vez de usar “instrumentos de época” prefere usar “vestuário de época”. O público pode usar traje informal, mas ninguém levará a mal se usar cabeleira empoada.
Tiago Bettencourt
O cantor e compositor outrora dos Toranja continua a tocar as canções do álbum A Procura, disco de uma pop-rock planante e subtil editado no ano passado. Desta feita, e mais uma vez, no Coliseu dos Recreios. O encontro está marcado para dia 19 de Dezembro.
Gonçalo Marques Quartet
Jam sessions com um trompetista que se estreou como líder em 2010, com Da Vida e da Morte dos Animais, seguido por Cabeça de Nuvem Só Tem Coração e por Canção de Homem Simples.
Lisboa bairro a bairro
Lojas tradicionais: mercearias
Casas centenárias, outras mais recentes, mas todas elas bem castiças e devidamente atafulhadas de História. Conheça o roteiro das melhores mercearias em Lisboa.
Lojas tradicionais: charcutarias
Da Baixa às Avenidas Novas, não perca de vista estas pérolas do comércio tradicional. São as melhores charcutarias em Lisboa.
Lojas tradicionais: drogarias
Há histórias únicas, como a da drogaria que em tempos foi a barbearia do inimitável António Variações, outras mais correntes, mas todas têm armários repletos de objectos que dão um jeitaço lá em casa.
Lojas tradicionais: chá e café
Quando terminar de ler as nossas sugestões a balança pode acusar uns quilos extra. Mas esqueça as preocupações, porque estas casas merecem mesmo uma visita.