Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right De Xabregas ao Beato. Não há petróleo, mas há sítios cheios de pinta

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

centro de marvila, Praça David Leandro da Silva,
Fotografia: Manuel Manso

De Xabregas ao Beato. Não há petróleo, mas há sítios cheios de pinta

Apanhe boleia do novo Hub Criativo do Beato e parta à descoberta desta zona oriental da cidade, cada vez mais movimentada. Traçamos um roteiro de restaurantes, bares, bibliotecas e galerias

Publicidade

Afirma-se cada vez mais como um dos eixos mais cool de Lisboa e as paragens obrigatórias não param de crescer.  

Xabregas, Marvila e Beato

Convento do Beato

Atracções Xabregas

O Convento do Beato é Imóvel de Interesse Público desde 1984. Foi abrigo de frades, hospital e unidade fabril. Agora serve como salão de eventos: ele é exposições, seminários, espectáculos, casamentos, eventos sociais. Uma das mais conhecidas festas organizadas é a de Réveillon. E também há desfiles de moda. 

capitão leitão
capitão leitão
Fotografia: Arlindo Camacho

Capitão Leitão

Bares Marvila

Um bar simpático com vários cocktails a preços acessíveis (rondam os 6 euros) e algumas sugestões (como as micheladas mexicanas) para a ressaca. Por falar nisso, as sanitas também foram importadas do México, por isso este pode também ser um bom sítio para ir à casa de banho. O bar orgulha-se de ter a loja de discos mais pequena da cidade, num canto, com sugestões do jazz ao techno. Os donos são Viviana Baptista e o marido, Will Grant, que se mudaram de Londres para Lisboa em 2016. 

Publicidade

Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual

Arte Xabregas

A Ar.Co ocupa desde 2017 as instalações do antigo Mercado de Xabregas, na parte oriental da cidade. O complexo, remodelado segundo projecto do arquitecto João Santa-Rita, alberga espaços oficinais, laboratórios de fotografia, estúdio de fotografia/cinema, e outras valências associadas ao ensino de artes visuais. A história da instituição, com o seu carácter experimental, remonta a 1973.

Fábrica braço de prata
Fábrica braço de prata
Fotografia: Ana Luzia

Fábrica Braço de Prata

Noite Marvila

Este centro cultural instalou-se na antiga Fábrica de Material de Guerra em 2007. Mas a cantiga é uma arma e a luta por dar lugar a variadas expressões artísticas continua numa das fábricas culturais mais dinâmicas de Lisboa. Aqui há mais de uma dezena de salas, que num dia recebem concertos e noutro transformam-se em espaço de debate ou de exposições. 

Publicidade
Entra
Entra
Fotografia: Ana Luzia

Entra

Restaurantes Português Marvila

Quem entra, nem sabe o que o espera. Candeeiros que são garrafas de vinho e um menu que não existe: é surpresa, uma surpresa bem em conta (19,50€ com pão e azeite, duas entradas, dois pratos – de carne e peixe – e uma degustação de sobremesas). Quando abriu, em 2010, Marvila estava longe de ser um bairro da moda, mas os amigos Pedro Marques e Luís Magalhães e o seu Entra sobreviveram para ver a zona ganhar vida.

Tap Room Dois Corvos
Tap Room Dois Corvos
Fotografia: Arlindo Camacho

Dois Corvos Cervejeira

Bares Cervejaria artesanal Marvila

Vai uma Avenida? Uma Metropolitan? Uma Galáxia? Pode não parecer mas são nomes de cervejas, clássicos modernos que facilmente encontra na Dois Corvos, uma já instituição de Marvila. A renovação do bairro na zona oriental da cidade justifica ainda séries especiais deste néctar, como a Fuzeta ou a Finisterra. Mas muito melhor do que palavras, admitimos, é testar as valias da cerveja artesanal, uma das mais recentes coqueluches alfacinhas.

Publicidade
Cafe com Calma
Cafe com Calma
© Arlindo Camacho

Café com Calma

Restaurantes Português Marvila

Por mais despistado que seja, o nome dá-lhe todas as pistas de que necessita. Se restarem algumas dúvidas, repouse os olhos na imagem e confirme como esta rima com tempos longos, aqueles que se saboreiam pedacinho a pedacinho. Os bolos caseiros, os sumos de fruta, os almoços a atrasar o passo, o brunch ao fim-de-semana. Agora é consigo. 

Galeria Baginski

Arte Galerias Marvila

A galeria dirigida por Andrea Baginski Champalimaud pode ter dado os primeiros passos orientada pela fotografia, mas desde 2002, quando lançaram as primeiras pedras, ou cliques, desta galeria, o espectro de actuação universalizou-se. E é impossível contornar este destino. 

Publicidade
Dinastia Tang
Dinastia Tang
Fotografia: Arlindo Camacho

Dinastia Tang

4 /5 estrelas
Restaurantes Chinês Marvila

Logo na primeira visita, o nosso crítico comeu "um dos mais extraordinários pratos que um humano pode experimentar: frango Sichuan (14,90€)". Nem só deste clássico absoluto da cozinha chinesa, difícil de encontrar por aí, vive esta Dinastia, que ocupa um antigo armazém de vinho e já é um clássico da zona.

Baile de Engate
Baile de Engate
©DR

Teatro Ibérico

Teatro Xabregas

A força está no palco, mas há vida larga para lá das peças neste teatro. A programação regular inclui concertos e festas, como o já habitual Baile do Engate. 

Mostrar mais

Mais roteiros cool de Lisboa

Less by Miguel Castro e Silva - Espaço
Less by Miguel Castro e Silva - Espaço
Fotografia: Arlindo Camacho

Onde comer bem no Príncipe Real

Restaurantes

É o bairro com as lojas mais alternativas, as noites mais coloridas e os restaurantes do momento. A oferta é variada e não desilude. Asiáticos, italianos, cozinhas de autor: abram alas para a família real de restaurantes do Príncipe Real.    Recomendado: Os melhores restaurantes na Avenida da Liberdade

Publicidade
Chiado ao final do dia
Chiado ao final do dia
Fotografia: Manuel Manso

Os melhores hotéis no Chiado

Hotéis

É o bairro mais chique de Lisboa e não lhe faltam lojas para se perder, ruas por onde passear e restaurantes que dão origem a um roteiro gastronómico de durar o dia todo. No final do dia, de sacos e barriga cheia, aproveite as vistas e o conforto de alguns dos melhores hotéis no Chiado.   Recomendado: os melhores hotéis na Baixa

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade