Graças a Deus

Filmes, Drama
Escolha dos críticos
4 /5 estrelas
Graças a Deus

A Time Out diz

4 /5 estrelas

Os escândolos de pedofilia que têm atingido a Igreja Católica tranformaram-na num alvo enorme, parado e fácil para escritores, humoristas, caricaturistas e cineastas.

Em Graças a Deus, François Ozon dá forma cinematográfica a um desses escândalos, que está ainda actual em França. Mas não quer fazer tiro ao alvo ou praticar o sensacionalismo indignado, antes pôr em cena a complexidade das situações humanas e das emoções e sentimentos que foram acordadas por ele. Sem deixar de expor o silêncio, a negação, o atabalhoamento e as hesitações da Igreja perante o fenómeno.

É o caso do arcebispo de Lyon, Philippe Barbarin, levado a tribunal por um grupo de homens que, quando crianças, foram molestados sexualmente por um padre que nunca foi suspenso ou afastado pela hierarquia. Esta até reconheceu o problema cedo, mas não fez nada para o resolver de maneira firme e definitiva.

Ozon sintetiza as muitas vítimas do sacerdote em três personagens o mais possível representativas de um drama colectivo que foi vivido e interiorizado individualmente de forma diferente e em várias gradações de sofrimento; e das emoções por trás dos esforços para que lhes seja feita justiça. Alexandre (Melvil Poupaud), um pai de família católico praticante, que desencadeia o processo continuando sempre a acreditar na Igreja; François (Denis Ménochet), levado por uma fúria vingativa que o vai conduzir à apostasia; e Emmanuel (Swann Arlaud), dos três o mais ferido física, psicológica e intimamente, e de forma mais permanente.

Rigorosamente investigado, intelectualmente sério e o mais possível objectivo, impecavelmente escrito e exposto do ponto de vista narrativo, e muito bem interpretado, Graças a Deus sacrifica apenas o cinema ao assunto. Daí parecer um teledramático promovido a filme por mérito.

Por Eurico de Barros

Por Eurico de Barros

Publicado:

Detalhes

Detalhes da estreia

Elenco e equipa

Realização
François Ozon
Argumento
François Ozon
Elenco
Denis Ménochet
Swann Arlaud
Melvil Poupaud

A vossa opinião

LiveReviews|0
1 person listening