Midsommar – O Ritual

Filmes, Terror
Escolha dos críticos
4 /5 estrelas
Midsommar – O Ritual

A Time Out diz

4 /5 estrelas

Uma família atingida pela tragédia, um desgosto avassalador, uma seita sinistra. Midsommar – O Ritual, o segundo filme de Ari Aster, e Hereditário, o primeiro, são primos direitos. A diferença é que Hereditário está envolto em negrume e o terror é sobrenatural, enquanto que Midsommar – O Ritual decorre sob a luz do Verão no seu auge e o terror tem mão humana (com a ajuda de ervas esquisitas).

Aster confirma aqui que é um realizador de pavio longo, que detesta sustos fáceis, sobressaltos estereotipados, horrores pré-fabricados. Ainda mais que Hereditário, Midsommar – O Ritual é um filme minuciosa e pacientemente construído, num gradual mas seguro crescendo de inquietação e de desconforto, pela acumulação de detalhes, sinais, pistas e insólitos. E tudo isto em plena luz do dia, num ambiente (aparentemente) acolhedor e pacífico, uma comunidade no interior da Suécia, que, apesar de gozar de alguns dos confortos das sociedades modernas, segue o estilo de vida, as tradições e os valores dos antepassados, partilhando as suas (aparentemente) inofensivas crenças pagãs. É a esta comunidade que chegam, para assistir a os rituais do Solstício de Verão, Dani (Florence Pugh), cuja irmã se suicidou recentemente, levando consigo os pais, o seu namorado, o imbecil e pusilânime Christian (Jack Reynor) e mais dois colegas deste, que vão fazer as suas teses de Antropologia sobre aqueles que os acolhem.

As férias idílicas vão tornar-se num pesadelo que brota do passado remoto, filmado por Aster com enorme sentido dos ambientes (a aldeia foi construída do nada), muita verosimilhança cultural, das pinturas decorativas aos rituais, e a impassibilidade de um observador descomprometido, quase entomológica. No final de Midsommar – O Ritual, Dani ganha uma nova família. Só que está longe de ser a mais recomendável.

 

Por Eurico de Barros

Publicado:

Detalhes

Detalhes da estreia

Elenco e equipa

Realização
Ari Aster
Argumento
Ari Aster
Elenco
Florence Pugh
Will Poulter
Jack Reynor
Vilhelm Blomgren

A vossa opinião

0 comments