Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O cinema italiano faz a festa
Era Uma Vez a Máfia1/7
©DREra Uma Vez a Máfia de Franco Maresco
Eu, Leonardo2/7
©DREu, Leonardo de Jesus Garces Lambert
5 è il Numero Perfetto3/7
©DR5 è il Numero Perfetto de Igor Tuverti
Selfie4/7
©DRSelfie de Agostino Ferrente
Pinóquio5/7
©DRPinóquio de Matteo Garrone
Il Sindaco del Rione Sanità6/7
©DRIl Sindaco del Rione Sanità de Mario Martone
L’Immortale7/7
©DRL’Immortale de Marco D'Amore

O cinema italiano faz a festa

Fellini é a vedeta da 13.ª Festa do Cinema Italiano, que decorre entre os dias 4 e 12 de Novembro em Lisboa. Mas há outros filmes a não perder.

Por Eurico de Barros
Publicidade

É de 4 a 12 de Novembro que a Festa do Cinema Italiano monta a sua tenda em Lisboa, pela 13.ª vez, com as secções habituais, e apresentando como atracção este ano “Fellini 100”, na Cinemateca, uma integral de Federico Fellini para assinalar em grande estilo os 100 anos do nascimento do realizador, que inclui várias iniciativas paralelas.

A fotografia está também em destaque, com uma homenagem à fotógrafa Letizia Battaglia (que estará em Lisboa), conhecida pelo seu trabalho relacionado com a máfia e os seus crimes. Além da Cinemateca, a Festa do Cinema Italiano decorre no Cinema São Jorge (sessões de abertura e encerramento) e nos UCI Cinemas – El Corte Inglés, seguindo depois para mais de dez cidades portuguesas. Além dos clássicos exibidos na retrospectiva “Fellini 100”, seleccionámos mais sete filmes a não perder na Festa do Cinema Italiano. A programação completa pode ser consultada aqui.

Sete filmes a não perder na Festa do Cinema Italiano

‘5 è il Numero Perfetto’, de Igor Tuverti

Autor de banda desenhada, Igor Tuverti estreia-se na realização com este policial baseado numa graphic novel sua. Toni Servillo personifica Peppino Lo Cicero, um assassino contratado napolitano que volta à actividade após a morte violenta do seu filho.

‘Era Uma Vez a Máfia’, de Franco Maresco

Acompanhado por Letiza Battaglia, que se celebrizou pelas suas fotografias da máfia, Franco Maresco recorda neste documentário a história da luta contra aquela organização criminosa em Itália e interroga-se sobre os ideais que ficaram até hoje.

Publicidade

‘Eu, Leonardo’, de Jesus Garces Lambert

Um filme biográfico sobre Leonardo da Vinci, onde o realizador Jesus Garces Lambert procura contar e explicar o homem, o artista, o cientista e o inventor, dentro da realidade e das circunstâncias do tempo histórico em que viveu, trabalhou e criou.

‘Il Sindaco del Rione Sanità’, de Mario Martone

Adaptação ao cinema, em versão modernizada, de uma peça de Eduardo De Filippo. O protagonista é o jovem, carismático e pouco ortodoxo autarca de Sanità – um bairro de Nápoles – que controla as actividades legais e ilegais da zona.

Publicidade

‘L’Immortale’, de Marco D'Amore

Um spin-off da série de televisão Gomorra, por sua vez baseada no filme homónimo de Matteo Garrone, adaptada do livro de Roberto Saviano. O corpo de Ciro afunda-se nas águas do Golfo de Nápoles, e na escuridão começam a aparecer as lembranças do passado.

‘Pinóquio’, de Matteo Garrone

O realizador de Gomorra, Reality e Dogman dá-nos aqui uma nova e bastante sombria adaptação do clássico de Carlo Collodi, em imagem real e com efeitos especiais tradicionais. Interpretações do pequeno Federico Ielapi como Pinóquio e Roberto Benigni como Gepeto. Filme de abertura.

Publicidade

‘Selfie’, de Agostino Ferrente

Alessandro e Pietro têm ambos 16 anos, são de Nápoles, e eram amigos de Davide, também de 16 anos, morto por engano. Com os seus telemóveis, Alessandro e Piero filmam a sua amizade, o seu quotidiano no bairro perigoso onde vivem, as suas famílias, e recordam a tragédia de Davide.

Mais cinema

Os 100 melhores filmes de terror de sempre

Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Sobretudo tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de obras como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica.

Os 100 melhores filmes de comédia de sempre

Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível (mas qual é que não é?), que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Então como é que se escolhem os 100 melhores? Com seriedade e abrangência. E consultando peritos com piada, desde cómicos a actores, realizadores e escritores.

Publicidade

Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre

Filmes

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. A pensar nisso, elegemos os 100 melhores filmes de ficção científica.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade