Sete videojogos que foram parar ao cinema

Na semana em que se estreia 'Tomb Raider', o reboot da série de filmes, agora com Alicia Vikander como Lara Croft, recordamos sete fitas baseadas em jogos de vídeo
Tomb Raider
A nova Lara Croft do novo Tomb Raider
Por Eurico de Barros |
Publicidade

Super Mário abriu o caminho, em 1993, e desde então seguiram-se muitos outros filmes que têm jogos de vídeo na origem. Com fortunas comerciais bem diferentes, e em geral mal acolhidos pela crítica 

Sete jogos de vídeo que foram parar ao cinema

Camera

'Super Mário', de Annabel Jankel e Rocky Morton (1993)

Esta adaptação do célebre jogo de vídeo da Nintendo foi o primeiro filme de Hollywood do seu género. Bob Hoskins e John Leguizamo interpretam os irmãos canalizadores e Dennis Hopper o malvado Rei Koopa. Apesar da grande popularidade do jogo, o filme foi um estrondoso fracasso comercial, e Bob Hoskins considerava mesmo ser o pior em que tinha entrado. Anos depois de o ter protagonizado, o actor revelou que ele e John Leguizamo passaram grande parte da rodagem embriagados, tão mal se sentiam a trabalhar na fita.
Camera

'Combate Mortal', de Paul W.S. Anderson (1995)

Apesar de Johnny Cage, uma das principais personagens do jogo de artes marciais Mortal Kombat em que este filme se baseia, ser moldada sobre Jean-Claude Van Damme, o actor belga não quis interpretá-la, indo o papel para um nome menos conhecido, Lynden Ashby. Do elenco fazem também parte vários especialistas em artes marciais, bem com Christopher Lambert e a Bond girl Talisa Soto. Ao contrário de Super Mário, Combate Mortal portou-se bem nas bilheteiras, tornando-se num dos quatro filmes mais lucrativos do género. Em 1997, foi rodada uma continuação.
Publicidade
Camera

'Lara Croft: Tomb Raider', de Simon West (2001)

Demi Moore, Sandra Bullock, Ashley Judd e Catherine Zeta-Jones foram algumas das muitas actrizes consideradas para o papel de Lara Croft, a heroína do jogo Tomb Raider, até ele ir parar a Angelina Jolie, que o repetiria na continuação, Lara Croft: Tomb Raider-O Berço da Vida, em 2003. Apesar de ter sido demolido pela crítica (o falecido Roger Ebert chamou-lhe “um filme monumentalmente pateta”), Lara Croft: Tomb Raider foi um gordo sucesso comercial. Curiosidade: Jon Voight, pai de Angelina Jolie na vida real, faz de pai de Lara Croft na fita.

Camera

'Resident Evil', de Paul W. S, Anderson (2005)

George A. Romero esteve associado à génese de Resident Evil como realizador e autor do argumento, antes de ser afastado do projecto e substituído por Paul W. S. Anderson. Milla Jovovich foi a escolhida para interpretar Alice, a determinada e muito sexy matadora de zombies, um papel com o qual a actriz passaria a ser associada para o futuro, e que repetiria nas várias continuações do filme, até 2016. Anderson realizou quatro dos seis filmes desta muito lucrativa série. Em 2014, James Cameron disse numa entrevista que Resident Evil era o seu maior “guilty pleasure”.
Publicidade
Camera

'Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo', de Mike Newell (2010)

Jake Gyllenhaal, Ben Kingsley, Gemma Aterton e Alfred Molina encabeçam o elenco desta fita da Walt Disney inspirada no jogo homónimo e passada num ambiente inspirado pelo das Mil e Uma Noites, remetendo também para filmes clássicos de fantasia como O Ladrão de Bagdad. É a segunda adaptação mais rentável de sempre de um jogo de vídeo ao cinema, bem como um dos melhores filmes deste tipo, a que não é alheio o facto de ter a assinatura do experiente realizador inglês Mike Newell, autor de Quatro Casamentos e Um Funeral e Donnie Brasco.
Camera

'Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos', de Duncan Jones (2016)

Rodada por Duncan Jones, filho de David Bowie e autor do filme de culto de ficção científica Moon – O Outro Lado da Lua (2009), Warcraft é a fita adaptada de um jogo de vídeo mais lucrativa de sempre, embora não tenha de forma alguma tido os favores da crítica, tal como a maioria destas produções, aliás. É uma história de fantasia, passada no mundo mágico de Azeroth, que tem muitas parecenças (demais, segundo alguns) com o de O Senhor Dos Anéis, de Tolkien. Duncan Jones já mostrou interesse em rodar uma continuação.

Publicidade
Camera

'Assassin’s Creed', de Justin Kurzel (2016)

A versão para cinema do jogo com o mesmo nome, sobre a sangrenta rivalidade de séculos entre a seita dos Assassinos e os Templários, pode gabar-se de ter o elenco mais luxuoso de todos os deste género. Dele constam nomes como Michael Fassbender, Jeremy Irons, Charlotte Rampling e Marion Cotillard. Mesmo assim, Assassin’s Creed, que só chegou à tela quase 10 anos depois do lançamento do jogo, esteve muito longe de agradar aos críticos, não tendo também os resultados esperados em matéria der bilhetes vendidos. No entanto, estão previstas duas continuações.

Mais cinema

Ramiro
©DR
Cinemas

Filmes em cartaz esta semana

Tanto cinema, tão pouco tempo. Há filmes em cartaz para todos os gostos e feitios. Das estreias da semana aos filmes que, semana após semana, continuam a fazer carreira nas principais salas. Saiba que filmes estão em que cinemas, e quando é que os pode ver. E, se não souber o que escolher, leia as nossas críticas.

Filmes

Cinema alternativo em Lisboa esta semana

Pode ver aqui os filmes em cartaz esta semana, mas algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. Esta semana, as coordenadas do cinema alternativo em Lisboa passam pela Cinemateca, Museu do Dinheiro e Biblioteca Orlando Ribeiro.

Publicidade
Publicidade