Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O melhor da Zambujeira do Mar

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Praia do Carvalhal
DR Praia do Carvalhal

O melhor da Zambujeira do Mar

As melhores praias, os melhores restaurantes, os melhores petiscos e o que fazer na Zambujeira do Mar, que é muito mais do que o festival MEO Sudoeste

Publicidade

A zona mais a sul da Costa Alentejana foi abençoada por areais paradisíacos. Mas há muito mais do que praias de águas cristalinas, areias soltas e formações rochosas imponentes na Zambujeira do Mar: há restaurantes para petiscar ou para comer até fartar, com peixe fresco e marisco ou uma boa carne, há um festival que todos os anos atrai milhares de pessoas (descubra já os seis concertos que não pode perder no MEO Sudoeste) e há coisas para fazer entre mergulhos e garfadas: que tal uma partida de futebol no novo campo do Cabo Sardão? 

Recomendado: Os melhores hotéis da Costa Alentejana

O melhor da Zambujeira do Mar

Zambujeira do Mar
Zambujeira do Mar
Arlindo Camacho

5. Os melhores restaurantes na Zambujeira do Mar

Restaurantes Português

Peixe fresco e marisco ou até uma boa carne de porco preto. Alguns dos melhores sítios para comer e beber na Costa Alentejana estão na Zambujeira do Mar e estas são as nossas sugestões para depois de um mergulho nos Alteirinhos ou na praia da Amália. E deixamos-lhe mais uma dica: na Rua do Sol Nascente, mesmo no centro da Zambujeira do Mar, existe uma padaria que só vende pão alentejano de 400, 800 e 1200 gramas, tão popular entre os moradores, que convém ir cedo para não perder a fornada. Por agora, fique com os melhores restaurantes na Zambujeira do Mar.

Praia dos Alteirinhos
Praia dos Alteirinhos
© DR

6. As melhores praias na Zambujeira do Mar

Viagens

São (só) 212 quilómetros que separam Lisboa de um paraíso de águas cristalinas, areias soltas e formações rochosas imponentes. A Zambujeira do Mar tem uma costa rasgada e vincada, perfeita para quem gosta de explorar segredos. Acabaram-se as desculpas: faça a mala, vista o fato de banho, calce as sandálias e faça-se à estrada. Aqui não faltam areais selvagens e secretos onde pode estender a toalha. E para aproveitar o melhor que a zona tem para oferecer, nada como se deixar ficar por ali durante uns bons dias. Nestes hotéis, o difícil vai ser querer vir embora.

Publicidade
Três Marias, Alentejo, Portugal.
Três Marias, Alentejo, Portugal.
Rodrigo Simões Cardoso

7. Três Marias na Zambujeira do Mar: descanso alentejano

Viagens

“Queremos que as pessoas se sintam em casa.” É assim, de forma simples, enquanto apela ao lado familiar do espaço, que Baltasar Trueb, nascido na Suíça, a viver na costa alentejana há largos anos, fala do Três Marias. A frase, que provavelmente já ouviu ser proferida por pessoas de várias unidades de alojamento do género, está longe de ser conversa fiada. Estamos aqui para explicar porquê. O Três Marias é acolhedor. É uma verdadeira casa de campo alentejana, com várias zonas de quartos – abriu em 2004, com apenas dois, mas tem vindo a crescer ao longo dos anos e já soma 15 –, todos com varanda privada e cadeiras ou sofás para ficar cá fora a ouvir a natureza. Dividem-se entre quartos duplos, duplos superiores e duplos com mezzanine e estão cheios de amenities, que vão de um cheiroso gel de banho natural ao material necessário para chá e café, dos copos de vinho a um sofá para se estender. Aqui não há televisão nos quartos, o wi-fi só funciona bem na zona comum, o que significa que é para quem gosta de verdadeiro sossego.

praia do alvorião
praia do alvorião
Fotografia: Arlindo Camacho

8. MEO Sudoeste: seis coisas para fazer enquanto o seu filho dança

Coisas para fazer

Longe vão os tempos em que contava os escudos para ir ver Portishead, PJ Harvey, Sonic Youth, Therapy, Blur, Suede — ou até mesmo Marilyn Manson ou os Rio Grande ao Sudoeste. Em que se enchia de pó de livre vontade, mergulhava num canal que irrigava as plantações da Herdade da Casa Branca, ligava aos pais das poucas cabines telefónicas que estavam à porta do recinto e comia numa das duas roulottes que existiam para alimentar a trupe de gente que rumava a sul. Perto estão os tempos em que acompanha o filho ao seu primeiro festival (o MEO Sudoeste, pois claro) e o deixa a dançar enquanto vai à sua vida na Zambujeira do Mar e redondezas. Para que esta não seja monótona, siga as nossas sugestões.

Mais Costa Alentejana

Praia de São Torpes
Arlindo Camacho

O melhor de Sines

Coisas para fazer

Perca-se pelas praias, mas principalmente pelos restaurantes de Sines para uma verdadeira epopeia gastronómica. Vá por nós e faça-se à estrada – até porque vale a pena passear no centro histórico de Sines, entre lojas, ruas estreitas e miradouros improvisados, perfeitos para uma fotografia de família.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade