A Time Out na sua caixa de entrada

Bar, Ponchas, Venda do André, Madeira
©Gonçalo F. SantosPonchas da Venda do André

Quatro ponchas que vai querer provar na Madeira

A poncha é a bebida alcoólica mais conhecida da ilha, feita com aguardente de cana-de-açúcar, açúcar e sumo de limão. Mas, além da versão tradicional, há outras versões que vale a pena provar.

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

Com três ingredientes apenas se faz uma das bebidas mais emblemáticas da ilha da Madeira – e também a mais perigosa. Não se deixe enganar pelo copinho pequeno e o ar inofensivo da poncha (à primeira vista, até parece um sumo). O nosso conselho é que a beba em pé, para nunca perder a noção do chão e do espaço que o rodeia, caso contrário, se ficar refastelado a beber enquanto ataca uns amendoins ou tremoços (a melhor combinação), é bem capaz de acabar a ver o mundo à roda. A poncha mais simples e tradicional é feita apenas com aguardente de cana-de-açúcar (o rum madeirense), açúcar e sumo de limão e é chamada poncha à pescador. Tudo bem misturado com o pau da poncha, mais conhecido como “caralhinho”. Mas há mais versões, algumas mais doces (e, lá está, mais perigosas). Descubra quatro ponchas que pode beber na Madeira, mas tome atenção aos ingredientes, que a tradição tem vindo a ser adulterada com outras bebidas brancas, da vodka ao absinto.

Recomendado: Cinco sítios para beber poncha na Madeira

Quatro ponchas que vai querer provar na Madeira

Pescador
©Gonçalo F. Santos

1. Pescador

Os mais puristas dirão que a única e verdadeira poncha da Madeira é feita tal e qual os pescadores da zona de Câmara de Lobos a preparavam originalmente – foram eles os primeiros a criar a bebida, em busca de algo que os aquecesse nas noites mais frias. É feita apenas com aguardente de cana-de-açúcar, sumo de limão e açúcar. É possível que encontre sítios onde o mel substitui o açúcar, mas os puristas dizem que isto já é uma invenção dos tempos modernos. Atenção que esta é uma bebida forte.

Regional
©Gonçalo F. Santos

2. Regional

Ao nível de popularidade, a poncha regional está taco a taco com a poncha à pescador. É feita com aguardente de cana-de-açúcar, sumo de laranja, sumo de limão e açúcar. Pode ser acrescentado mel.

Publicidade
Tangerina
©Gonçalo F. Santos

3. Tangerina

Frutos como a tangerina e o maracujá ajudam a suavizar o sabor da aguardente na poncha, tornando-a quase num suminho – tome atenção que a quantidade de aguardente de cana-de-açúcar é exactamente a mesma. A poncha de tangerina leva sumo de tangerinas, sumo de laranja, açúcar e aguardente.

Maracujá
©Gonçalo F. Santos

4. Maracujá

O maracujá é um dos frutos mais cobiçados na Madeira, que os tem em diferentes variedades, do roxo regional ao brasileiro amarelo. A poncha de maracujá é bem docinha e é feita com polpa de maracujás, açúcar e aguardente de cana-de-açúcar.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade