A Time Out na sua caixa de entrada

madeira, ilha, praia
© Gabriell VieiraMadeira

A Madeira em números

Curiosidades e factos sobre o arquipélago da Madeira.

Escrito por
Nelma Viana
Publicidade

Numa visita à Madeira pode ser muito útil dispor de informação adicional sobre a ilha, sobretudo se 1) quiser impressionar um local; 2) precisar de quebrar o gelo numa conversa. O “sabias que…?” será sempre um óptimo reduto para parecer bem aos demais e para aumentar os níveis de confiança do interlocutor. Saber quantas variedades de banana se produzem na ilha ou quantos quilómetros tem o túnel mais comprido não salva a vida a ninguém mas faz um brilharete numa dinâmica de grupo. Tome nota dos seguintes números e decore-os, podem dar-lhe jeito na próxima viagem.

Recomendado: Sete razões para visitar a Madeira

A Madeira em números

7

Número de vezes que a Madeira foi eleita o melhor destino insular da Europa, pelos World Travel Awards, os Óscares do turismo mundial.

1862

Altitude (em metros) do ponto mais alto da ilha da Madeira, situado no Pico Ruivo.

Publicidade

700

Distância, em quilómetros, entre a ilha da Madeira e a costa africana, contra os 978 km que a separam de Lisboa.

19,4

Temperatura média anual na Madeira, que pode descer aos 17 graus em Invernos dito mais “rigorosos”, embora essa noção seja bastante discutível, tendo em conta o clima ameno que se mantém todo ano. A temperatura da água do mar oscila entre os 18 e os 22, raramente ultrapassando os 25ºC.

Publicidade

150

Número de túneis existentes na Madeira. O mais longo, sem dúvida, é o que liga o Faial a Santana, com aproximadamente 3,2 km de extensão. 

7

Quantidade de teleféricos existentes na Madeira. Pela sua geografia montanhosa e escarpada, a ligação entre os pontos mais altos e o mar faz-se de teleférico, um dos “meios de transporte” mais valiosos da ilha.

Publicidade

14

Falamos-lhe nas variedades de banana plantadas neste arquipélago. Pequeninas, espevitadas e cheias de sabor, foram introduzidas entre os séculos XV e XVI, vindas directamente do sudeste Asiático.

67

Percentagem de território protegido na Madeira, devido à vegetação exótica e única que aqui se encontra.

Publicidade

15 000

São os hectares ocupados pela floresta Laurissilva, considerada uma das florestas mais completas do mundo a nível de espécies tropicais. Corresponde a 20% do território da ilha e está situada na costa Norte.

Também poderá gostar de...

  • Coisas para fazer

A Madeira é o destino certo para qualquer altura do ano, seja amante de mergulho, de caminhada, de se estender numa espreguiçadeira sem fazer nenhum ou de ficar à mesa horas sem fim a comer iguarias. Nesta lista encontrará planos mais turísticos e outros menos, porque há coisas que tem mesmo de fazer numa primeira ida à ilha da Madeira, como sentir a adrenalina de descer os carrinhos de cesto empurrados pelos carreiros do monte, provar maracujás no Mercado dos Lavradores ou acordar de madrugada para ver nascer o sol num lugar idílico da ilha (também vale a pena o pôr do sol).

  • Restaurantes

Há algumas iguarias obrigatórias quando for de viagem à Madeira. Bolo do caco barrado com manteiga ou lapas e caramujos são algumas delas, óptimas como entrada. Mas no que toca a pratos principais, não vai encontrar nada tão famoso como a espetada (que nos desculpem os amigos vegetarianos e vegan). A espetada típica madeirense é feita com carne de vaca tenra, louro, sal e alho, em pau de loureiro. Os tempos mudaram e agora é servida habitualmente num espeto de metal. Mas não se preocupe porque mantém-se o sabor e sucos, ainda mais realçados com a manteiga posta no espeto já na mesa, que escorre pelos quadrados de carne.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Uma pequena lição logo de início, porque o provável é não saber o que é uma levada e nós não estamos aqui para julgar, apenas para o encaminhar no sentido certo. As levadas são pequenos canais de irrigação feitos em pedra que servem para redireccionar as águas de uma zona para outra. A sua origem remonta ao século XV, altura em que tinham como função levar e distribuir a água das zonas mais chuvosas do norte pelas zonas mais a sul. Isto significa que, durante um passeio destes, vai poder entrar natureza adentro, seguindo um trilho que acompanha a levada.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade