A Time Out na sua caixa de entrada

hidroavião, travessia aérea, Lisboa, Funchal
D.R.Hidroavião que fez a primeira travessia aérea Lisboa-Funchal

O Pátio das Antigas: Um voo histórico há 101 anos

Coisas e loisas de uma Madeira de outras eras.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Gago Coutinho e Sacadura Cabral encabeçavam a tripulação que, há 101 anos, a bordo de um hidroavião, concretizou a primeira ligação aérea Lisboa-Funchal.

Sete horas e meia. Foi o tempo que, no dia 22 de Março de 1921, demorou ao hidroavião Felixtowe F3 da Aviação Naval Portuguesa, tripulado pelo capitão de mar-e-guerra Gago Coutinho, pelo capitão-tenente Sacadura Cabral, pelo primeiro-tenente Ortins Bettencourt e pelo mecânico francês Roger Suberand, a viajar de Lisboa até ao Funchal, cumprindo assim a primeira travessia aérea entre as duas cidades. Nesta viagem foi usado pela primeira vez o sextante adaptado à navegação aérea. No ano anterior, o capitão Brito Pais e o tenente Bretes haviam tentado a mesma travessia, mas ficaram a 500 quilómetros da Madeira, devido a problemas técnicos. 

O hidroavião foi levado para o porto pelo rebocador São Miguel, e os aviadores conduzidos ao Palácio de São Lourenço. Lá foram cumprimentados e elogiados pelo Governador Civil, Rodrigues dos Santos. Houve discursos, uma saudação à multidão que se aglomerava fora do palácio e brindes com champanhe, tendo Sacadura homenageado os seus camaradas Brito Pais e Bretes.

Recomendado: Sete razões para visitar a Madeira

Também poderá gostar de...

  • Coisas para fazer

A Madeira é o destino certo para qualquer altura do ano, seja amante de mergulho, de caminhada, de se estender numa espreguiçadeira sem fazer nenhum ou de ficar à mesa horas sem fim a comer iguarias. Nesta lista encontrará planos mais turísticos e outros menos, porque há coisas que tem mesmo de fazer numa primeira ida à ilha da Madeira, como sentir a adrenalina de descer os carrinhos de cesto empurrados pelos carreiros do monte, provar maracujás no Mercado dos Lavradores ou acordar de madrugada para ver nascer o sol num lugar idílico da ilha (também vale a pena o pôr do sol).

  • Restaurantes

Há algumas iguarias obrigatórias quando for de viagem à Madeira. Bolo do caco barrado com manteiga ou lapas e caramujos são algumas delas, óptimas como entrada. Mas no que toca a pratos principais, não vai encontrar nada tão famoso como a espetada (que nos desculpem os amigos vegetarianos e vegan). A espetada típica madeirense é feita com carne de vaca tenra, louro, sal e alho, em pau de loureiro. Os tempos mudaram e agora é servida habitualmente num espeto de metal. Mas não se preocupe porque mantém-se o sabor e sucos, ainda mais realçados com a manteiga posta no espeto já na mesa, que escorre pelos quadrados de carne.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Uma pequena lição logo de início, porque o provável é não saber o que é uma levada e nós não estamos aqui para julgar, apenas para o encaminhar no sentido certo. As levadas são pequenos canais de irrigação feitos em pedra que servem para redireccionar as águas de uma zona para outra. A sua origem remonta ao século XV, altura em que tinham como função levar e distribuir a água das zonas mais chuvosas do norte pelas zonas mais a sul. Isto significa que, durante um passeio destes, vai poder entrar natureza adentro, seguindo um trilho que acompanha a levada.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade