A Time Out na sua caixa de entrada

Ilha da Madeira, Vistas, Trilhos, Nuvens
©Ágata XavierIlha da Madeira

Qual é a melhor altura para visitar a Madeira?

Na Madeira há Primavera eterna, mar ameno e paisagens sempre bonitas. Qualquer mês do ano é bom para visitar a ilha.

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

Serão poucos os destinos por esse mundo fora que se podem gabar de continuar em todo o seu esplendor a qualquer altura do ano. Ora porque há a época das chuvas, ora porque começa a esfriar. Mas a Madeira é um caso à parte: qualquer mês do ano é o ideal para viajar. Há apenas dois momentos que deve prestar atenção: nos meses de Verão (Julho e Agosto) e no fim de Dezembro, por culpa do magnífico revéillon e consequente espectáculo de fogo de artifício, há mais gente na ilha. Seja como for, será sempre bem recebido. No Verão com mais calor, e no Inverno com temperaturas bem mais amenas do que em Portugal Continental (não há sequer necessidade de levar um sobretudo quente na mala, é mesmo coisa para t-shirts e fato de banho).

Recomendado: Cinco sítios para ver o nascer do sol na Madeira

Qual é a melhor altura para visitar a Madeira?

Primavera

Dias longos, menos chuva, temperaturas quentinhas logo em Abril e Maio (perfeito para tirar a roupa de Verão mais cedo dos confins do armário). Na Primavera a ilha fica toda em flor – e há um dos acontecimentos do ano na ilha, a Festa da Flor, um espectáculo colorido e com aroma agradável por toda a ilha. É também durante esta estação que costuma haver o MIUT – Madeira Island Ultra Trail, que leva praticantes de trail de todo o mundo a caminhar nos cumes mais altos da ilha.

Verão

É a altura em que há mais gente na ilha, entre turistas nacionais e estrangeiros. A média da temperatura máxima anda nos 24-25º, com sol quente, e a mínima raramente desce dos 17º, por isso pode contar com noites amenas. É uma óptima oportunidade para fazer um dois em um e dar um pulinho à ilha do Porto Santo ali mesmo ao lado (é um tirinho de avião ou de barco) e passar uns dias nas praias de areia dourada. É raro chover e costuma haver arraiais de Verão.

Publicidade

Outono

Para prolongar o Verão continental, é sempre boa aposta ir à Madeira no Outono. O tempo mantém-se quente e soalheiro em Outubro e Novembro, ainda que haja possibilidade de chuva. O nascer do sol ganha tonalidades mais rosa. Dá para mergulhar sem arrepios de frio.

Inverno

Pense numa espécie de Outono soalheiro. Mergulhos em Dezembro? Estamos prontos. Na Madeira, não há bem o conceito de Inverno e é raro o madeirense que tenha um kispo daqueles volumosos e quentes (só se for para ver o nascer do sol de madrugada). Nesta altura, costuma chover um pouco e até pode haver alguma tempestade passageira, mas em Fevereiro já começa novamente o sol. As temperaturas durante o dia rondam os 18-20º, e a água do mar costuma estar entre esses valores também. Atenção que em Dezembro os preços dos voos escalam por causa da passagem de ano.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade