Conservas Ramirez

Atracções Vila Nova de Gaia
Conservas Ramirez
1/4
Conservas Ramirez
2/4
Conservas Ramirez
3/4
Conservas Ramirez
4/4

Até Ao momento, que se saiba, não há peixe no espaço sideral. Mas, se não fosse o forte cheiro a pescado e maresia, seria fácil confundir a fábrica de conservas Ramirez, em Matosinhos, com uma estação intergaláctica do futuro, altamente automatizada.

As latas vêm do tecto, encaminhadas até às secções de atum, sardinha ou cavala, através de uma espécie de auto-estrada
 feita à medida; e os molhos, preparados na cozinha industrial, são distribuídos com a ajuda de grossos tubos que cobrem toda a área de produção da conserveira. Isto até 
nos dirigirmos à zona de embalamento que, feito por maquinaria de ponta, impressiona quem se aproxima pelos gestos mecanizados dos braços robóticos. Ainda assim, a fábrica emprega mais de 200 funcionários, sendo que alguns deles já pertencem à terceira geração de uma família que ali entrou pela primeira vez no início do século passado.

Na Ramirez há uma dualidade que enche de orgulho quem lá trabalha. Se por um lado são a mais antiga conserveira do planeta em laboração – fundada em 1853 pelo espanhol Sebastian Ramirez em Vila Real de Santo António –, por outro são também a mais moderna e ecológica do sector a nível mundial e uma das cinco melhores da indústria alimentar, segundo a opinião de vários auditores internacionais. E não é para menos, o controlo de qualidade e a segurança são duas das grandes bandeiras da Ramirez, que produz cerca de 45 milhões de latas por ano e recebe curiosos de todo o mundo.

O turismo industrial é uma das grandes tendências e a Ramirez não a deixou passar em branco. Chegam turistas regularmente do Brasil, da Nova Zelândia e até do Japão para conhecer a fábrica que produz uma marca reconhecida mundialmente e que, vista do espaço, tem a forma de uma lata de atum.

As visitas de grupo com marcação (25 pessoas/mínimo) custam 13€ com degustação ou 10€ sem. As visitas espontâneas, sem acesso à fábrica, e as visitas para escolas com marcação e visita à fábrica, são gratuitas.

Por Mariana Morais Pinheiro

Publicado:

Nome do local Conservas Ramirez
Contato
Endereço Rua do Passadouro, 135
Lavra
Matosinhos
4451-953
Horário Seg-Sex 09.00-17.00
É o proprietário deste estabelecimento?

You may be interested in:

LiveReviews|0
1 person listening