Oliva - Oficinas Metalúrgicas

Atracções Grande Porto
Oliva - Oficinas Metalúrgicas
1/4
Oliva - Oficinas Metalúrgicas
2/4
Oliva - Oficinas Metalúrgicas
3/4
Oliva - Oficinas Metalúrgicas
4/4

Tanto a Fepsa como a Viarco fazem parte de um projecto de turismo industrial, criado em 2012 pela Câmara Municipal de São João da Madeira, que tem como objectivo preservar e dar a conhecer o legado arqueológico industrial do concelho através de circuitos turísticos.

As visitas começam todas aqui, na torre que vê na imagem, onde funcionou a Oliva – Oficinas Metalúrgicas, a fábrica de António José Pinto de Oliveira, fundada em 1925.

Inicialmente dedicada à fundição e à serralharia, neste complexo industrial produziram-se, ao longo de quase 90 anos, alfaias agrícolas, materiais para a indústria chapeleira (que sempre foi muito forte no concelho), fogões de cozinha, ferros de engomar e até torneiras.

Só mais tarde, no final da década de 40, é que começaram a produzir as máquinas de costura que a tornaram famosa e líder no mercado durante mais de 30 anos.

Depois de vários processos de insolvência, a Oliva fechou as portas em 2010, mas a Câmara Municipal não a deixou morrer e deu-lhe uma uma nova vida, agora, ligada ao turismo.

Por Mariana Morais Pinheiro

Publicado:

Nome do local Oliva - Oficinas Metalúrgicas
Contato
Endereço Rua António José de Oliveira Júnior, 591
São João da Madeira
3700-204
Horário Seg-Sex 09.00-12.30/14.00-17.00
É o proprietário deste estabelecimento?
Static map showing venue location