Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right As melhores praias do Douro Litoral

As melhores praias do Douro Litoral

Gosta da praia, mas não lhe apetece fazer uma viagem longa até lá chegar? Aqui tem, então, as melhores praias do Douro Litoral bem perto de si

Por Editores da Time Out Porto |
Publicidade
praia das sereias
©Marco Duarte Praia das Sereias

Se vive no Porto e não gosta de perder muito tempo em viagens, opções não faltam. Vila Nova de Gaia, Matosinhos ou Foz têm areal suficiente para estender a toalha e um mar propício a braçadas com estilo. Ainda assim, não deixámos de fora as de Vila do Conde, Espinho e Ovar, bem bonitas por sinal. Nesta lista com as melhores praias do Douro Litoral vai encontrar praias para toda a família, pensadas para as crianças e para os adolescentes mais radicais que queiram fazer surf ou bodyboard. Bons banhos. De sol e de mar. 

Recomendado: As melhores praias do Minho

As melhores praias do Douro Litoral

Praia da Baía
DR
Atracções, Praias

Praia da Baía

icon-location-pin Grande Porto

Os dois paredões a limitar o areal tornam-no especialmente apetecível, de tal forma que é o mais concorrido de Espinho. A água, quase sem ondas, é convidativa. Por isso, se não tiver espaço para estender a toalha, dê um mergulho ou caminhe pelo paredão que rasga o mar.

COMO CHEGAR: A A29 liga o Porto a Espinho.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: A Rua 19 é a principal artéria comercial da cidade e fica a poucos passos desta praia. Tem lojas para todos os membros da família – e todas as contas bancárias.

São Pedro de Maceda
Marco Duarte
Atracções, Praias

Praia de São Pedro de Maceda

icon-location-pin Grande Porto

Há dias em que só apetece pegar no carro e andar sem pressas. É num desses dias que deve ir à Praia de São Pedro de Maceda. Não é difícil lá chegar, uma vez que há placas a sinalizar o caminho, mas o percurso merece toda a calma do mundo, já que se faz por uma avenida que atravessa a mata de pinhal do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar. A praia é conhecida pelas ondas, boas para a prática de surf e windsurf, e pela frequência de nudistas.

COMO CHEGAR: N109, saia em Maceda e siga as indicações.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Passe no Parque Ambiental do Buçaquinho, com 24 hectares de espaço verde para soltar as crianças, dar corda às sapatilhas e desenferrujar a corrente da bicicleta – que pode requisitar gratuitamente no local. As seis lagoas, o parque infantil, os animais e as plantas aromáticas valeram-lhe o prémio de Cidade Sustentável dos Green Project Awards de 2016.

Mais praias que tem de conhecer

Praia do Homem do Leme
© Cláudia Paiva
Atracções

Dez praias com bandeira azul no Porto e arredores

A atribuição da bandeira azul a uma praia obriga ao cumprimento de 32 requisitos, entre os quais, que a água do mar tenha boa qualidade, que esteja equipada com recipientes para o lixo, as instalações sanitárias estejam em boas condições, possua boas acessibilidades e seja vigiada por nadadores-salvadores. Estes devem ainda ter equipamento para prestar os primeiros socorros. 

Publicidade
Praia da Barra
Fotografia: Marco Duarte
Coisas para fazer

As melhores praias de Aveiro

As opções são tantas, que escolher o melhor sítio para estender a toalha e tomar uns banhos de sol torna-se uma tarefa difícil. Para lhe simplificar a vida, fizemos-lhe esta lista com as melhores praias de Aveiro. Nela dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre cada uma e temos sugestões capazes de agradar a gregos e troianos. 

Publicidade