A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Valongo transforma máquinas em casotas para gatos de rua

O município de Valongo está a reaproveitar máquinas usadas de lavar ou secar para as transformar em abrigos para gatos de colónias de rua. A primeira já está instalada.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A primeira de várias casotas para os gatos de colónia de Valongo já está pronta para receber inquilinos felinos. Mas esta não é uma casota qualquer. De forma a dar uma nova vida a electrodomésticos avariados ou sem uso, o município está a reaproveitar máquinas de lavar e secar para as transformar em abrigos. Depois de pintadas e decoradas para oferecerem mais conforto, vão proteger os gatos das colónias de rua do concelho.

"Este ano, o Município de Valongo iniciou a esterilização de colónias de gatos de rua, tendo esterilizado, vacinado e identificado por microchip mais de 100 gatos e gatas em 12 colónias. Sentimos agora a necessidade de lhes providenciar uma 'casa'", diz-nos Fernando Rodrigues, o médico veterinário municipal. "Este projecto veio nesse sentido, pois as máquinas de lavar ou secar velhas são um desperdício doméstico que pode ser reaproveitado e de forma gratuita."

"Os gatos de colónia já têm cuidadores que os alimentam e desta forma passarão a ter também um tecto, caso se desejem abrigar", explica. Para já, vão começar a colocar duas ou três máquinas por colónia – "ou seja, necessitaremos só para este ano de cerca de 50 máquinas". Quem quiser doar máquinas de lavar ou secar (nestas últimas, o tambor é maior), pode contactar pelo telefone 22 422 3039 ou pelo email GMVM@cm-valongo.pt.

O Gabinete de Medicina Veterinária Municipal de Valongo efectua a esterilização de colónias de gatos errantes em colónias CED (Captura, Esterilização e Devolução). Apoia associações e entidades singulares ou colectivas que queiram legalizar colónias CED próprias, oferecendo a captura e a cirurgia de esterilização, desde que sejam cumpridos os trâmites da lei nacional em vigor. Para que uma colónia seja autorizada, deve ser feito um pedido saiba mais aqui.

Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) é um método de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres. O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador. Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias em idade de socialização são encaminhados para adopção.

+ Como ajudar animais em tempo de pandemia

+ Leia a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade