A Time Out na sua caixa de entrada

Family Romance, LLC

  • Filmes
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado
Family Romance, LLC
Photograph: Modern Films
Publicidade

A Time Out diz

4/5 estrelas

Existe no Japão uma empresa chamada Family Romance, LLC, cujos empregados são actores que interpretam, em diversas situações, parentes, amigos ou pessoas próximas dos clientes.

Por exemplo: um alcoólico vai casar a filha e a mulher contrata um funcionário da Family Romance, LLC, para ele passar pelo marido na cerimónia e evitar assim um possível embaraço social face à sua família e à do noivo, e aos restantes convidados.

Em vez de rodar um documentário convencional sobre esta empresa nipónica, Werner Herzog foi mais longe em Family Romance, LLC, elaborando uma ficção tão contígua da realidade que se pode confundir com esta.

O realizador alemão convenceu Ishii Yuchii, o dono e director da Family Romance, LLC, a interpretar-se a si mesmo (ou uma ‘personagem’ muito próxima dele), numa sucessão de sketches encenados que exemplificam várias das situações que os seus empregados protagonizam, da mais inofensiva (uma vencedora da lotaria que quer reviver a emoção do momento em que lhe foi anunciado que tinha ganho) à mais surreal (um funcionário dos caminhos de ferro contrata Yuchii para ele o personificar perante o seu director, arcar com as culpas de um erro profissional e pedir-lhe perdão).

O fio condutor do filme, e a sua componente mais complexamente ficcionada, tem Yuchii a fingir ser o pai de uma adolescente, que ela nunca conheceu por ser bebé quando este abandonou a mãe, com a qual nunca casou. Só que Yuchii se apega à rapariga, ela a ele, e a mãe tenta mesmo seduzi-lo e convida-o a morar com elas.

É desta forma que Werner Herzog questiona as implicações éticas e morais de um negócio como a Family Romance LLC, e dá à fita uma dimensão dramática, um peso emocional e uma vibração humana que um documentário teria dificuldade em conseguir.

Pelo caminho, Herzog mostra-nos um hotel onde os recepcionistas e os peixes dos aquários são robôs, um sinal do futuro numa sociedade ainda solidamente ligada ao passado, onde se consultam videntes com a naturalidade de quem vai ao Multibanco levantar dinheiro. Fascinante, insólito e inquietante Japão.

Escrito por
Eurico de Barros

Elenco e equipa

  • Realização:Werner Herzog
  • Argumento:Werner Herzog
  • Elenco:
    • Miki Fujimaki
    • Shun Ishigaki
    • Umetani Hideyasu
Publicidade
Também poderá gostar