A Time Out na sua caixa de entrada

Chalet Ficalho

  • Hotéis
  1. Chalet Ficalho
    Assuncao Castello Branco - Chalet Ficalho
  2. Chalet Ficalho
    Assuncao Castello Branco
  3. Chalet Ficalho
    DRO pequeno-almoço do Chalet Ficalho
  4. Chalet Ficalho
    Assuncao Castello Branco
  5. Chalet Ficalho
    Assuncao Castello Branco
  6. Chalet Ficalho
    Assuncao Castello BrancoA sala de jantar do Chalet Ficalho
Publicidade

A Time Out diz

Por trás da Casa das Histórias Paula Rego, o Chalet Ficalho sempre se destacou pelo seu estilo arquitetónico. Desde o início da sua construção, em finais do século XIX, que os seus telhados redondos cinzento-esverdeados, as paredes de pedra cor de salmão, as portadas vermelhas nas janelas altas e o jardim botânico com espécies exóticas (o pai da Condessa de Ficalho foi um dos fundadores do Jardim Botânico de Lisboa e desenhou este à sua imagem) cativam quem passa. A partir de agora, podem entrar: a quarta e quinta gerações da família transformaram a casa de férias de Maria Josefa de Mello numa casa de hóspedes que evoca os anos dourados da alta sociedade portuguesa.

O grande hall de entrada e a sala de jantar, digna de um museu, decorada com telas pintadas com árvores de fruto, são os locais onde o restauro é mais impressionante; no entanto, a "sala redonda" (que não é redonda) e a "sala pequena" (uma mini-biblioteca com acesso direto ao exterior), que se encontram no mesmo piso térreo onde os hóspedes são recebidos, também albergam relíquias de outros tempos.

Os nove quartos distribuem-se pelo primeiro andar e pelo sótão, ao qual se acede pela escada de madeira ou pelo novo elevador, adornado com uma fotografia de 1900 que mostra a trisavó e a avó de Francisco com amigos e um cão de água, semelhante ao que nos acompanhou na visita alguns dias antes da inauguração. "O sótão estava em péssimas condições. Não tinha teto e estava aberto para o céu. Eu e os meus primos vínhamos para aqui brincar e explorar os baús, cheios de medo", recorda o tetraneto do primeiro proprietário.

Para além de ter agora todos os confortos modernos necessários (ar condicionado, aquecimento, elevador, internet), e de aproveitar ao máximo os materiais originais (por exemplo, as cabeceiras das camas são feitas com restos de madeira do restauro), a maior novidade é a deliciosa piscina no jardim, onde outrora existia um semicírculo de palmeiras. Se desejar, o pequeno-almoço também pode ser servido aí. Ou, aliás, em qualquer outra parte da casa.

O slogan da casa de hóspedes é "Faça do Chalet Ficalho a sua casa". Uma residência de verão, que faz lembrar o tempo dos reis e das rainhas. E se não puder pernoitar, há planos para, em breve, servir chás da tarde e cocktails.

Detalhes

Endereço
Av. Emídio Navarro 211
Cascais
2750-337 Cascais
Publicidade
Também poderá gostar
Também poderá gostar