A Time Out na sua caixa de entrada

the oitavos
©DR

Os melhores hotéis em Cascais

A apenas meia hora de Lisboa, Cascais pode ser o destino perfeito para uma escapadinha de um dia. Mas um paraíso destes merece mais, muito mais. Escolha qual destes hotéis é a sua cara, faça check-in e durma embalado pelas ondas.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Fica a apenas meia hora de Lisboa (se evitar as horas de ponta, claro), mas pode ser um destino bem agradável para uma noite romântica, para uma escapadinha de fim-de-semana ou para umas férias de Verão em família, perfeitas para se armar em turista e aproveitar em pleno as melhores praias da Linha. Neste roteiro pelos nossos hotéis favoritos em Cascais, encontrará opções para todos os gostos e carteiras, dos fanáticos de golfe aos que só querem piscina e spa, incluindo as melhores alternativas para levar os miúdos sem correr o risco de não conseguir relaxar.

Recomendado: O que há de novo em Cascais

Os melhores hotéis em Cascais

  • Hotéis

É uma obra magnífica que não se espera encontrar na Malveira da Serra: um complexo de casas de madeira nórdicas, altas e escuras, que escondem um edifício único enorme, com um pé direito altíssimo e oito quartos temáticos identificados por grandes clássicos da literatura. É um hotel literário? Não oficialmente, mas há livros espalhados por todo o lado, até nas escadas que levam aos quartos. O piso térreo da casa é um espaço aberto gigante com vários ambientes, entre uma mesa de jogo, cantos de leitura e sofás e televisão, e estende-se a uma sala com cozinha onde se serve o pequeno-almoço e o jantar (por marcação) e que está coberta de candeeiros com livros abertos a fazer de abajur. Impossível não pegar num e começar a ler.

  • Hotéis
  • Hotéis de luxo

A mansão que no século XIX pertencia ao Conde de Cabral é hoje um hotel de luxo da cadeia internacional Design Hotels. Em cima do Atlântico, o Farol tem uma das mais belas piscinas da linha de Cascais, além da esplanada agradável para beber um copo ao fim do dia, das interpretações originais da gastronomia portuguesa do chef Sebastian Fritye no restaurante The Mix, e de um dos melhores restaurantes de sushi da zona, o Sushi Design – quatro boas desculpas para ir ao hotel sem ter de lá ficar a dormir. Mas se a ideia é mesmo fazer check-in, entre no edifício clássico, ao qual foi acrescentado um módulo moderno, e escolha entre a imponente penthouse, as suítes ou os quartos decorados por diferentes designers de moda portugueses, como Ana Salazar ou João Rôlo. 

Publicidade
  • Hotéis
  • Hotéis de luxo

Todo o ambiente remete para o luxo de um forte antigo, com o chão de tijoleira escura, carpetes decoradas e cortinados pesados nas janelas, a contrastar com o glorioso Atlântico lá fora. O maior forte desta fortaleza está na cozinha com o mesmo nome. O restaurante ganhou uma estrela Michelin em 2001 e nunca mais a perdeu – na altura com uma poderosa influência da escola francesa, agora com uma grande inspiração no mar.

  • Hotéis
  • Hotéis com spa

Alguma vez dormiu em casa de um rei? Eis a sua oportunidade. A morada do último rei de Itália, Humberto II, em Cascais, foi transformada num hotel de luxo, em que a vista para o mar é tão espectacular que chega a ofuscar a decoração requintada de Graça Viterbo. De pouco mais de uma centena de quartos, os menos interessantes são os que oferecem vista de jardim. Se é para se armar em monarca, opte pela categoria Seaview Retreat dos quartos standard, por uma suite ou – por que não? – por uma penthouse. Em todos irá encontrar amenities da portuguesa Castelbel. Mas as áreas comuns também são dignas da realeza: destaque para a piscina exterior, para o spa com thalassoterapia (inspirado nas termas romanas, com mais de mil metros quadrados, dez salas de tratamentos, piscina, sauna, jacuzzi e ginásio) e para o restaurante italiano Belvedere, com especialidades como risoto de espargos verdes com vieiras coradas ou cannelloni de pato. O brunch ao fim-de-semana e os barbecues de Verão convidam pessoas que não estão hospedadas a fazer parte desta família de sangue azul.

Publicidade
  • Hotéis
  • Hotéis de luxo

Se hotéis com centenas de quartos não fazem o seu género, não se deixe enganar pelo tamanho do edifício que até 2007 acolheu o icónico Hotel Atlântico: hoje,  apenas três andares do Intercontinental têm quartos, estando os restantes reservados a apartamentos de luxo. Onde quer que se esteja – na varanda do quarto, numa espreguiçadeira da piscina ou no restaurante Bago do Vin a tomar o pequeno-almoço, a beber um copo ou a jantar – há vista para o oceano, bem como para a charmosa baía de Cascais e para a linha que se estende até Lisboa. Para chegar ao paredão e a praias como a das Moitas não são precisos mais do que umas dezenas de passos – mas compreendemos que acabe por não conseguir sair do hotel, entre as tentações da piscina aquecida e do bar Ocean Spot, as massagens relaxantes do spa e a impressionante lista de vinhos, espumantes e champanhes do Bago du Vin, para acompanhar com queijos e charcutaria portuguesa ou com os pratos do talentoso chef Pedro Lopes.  

  • Hotéis

O número 5 da Rua Nova da Alfarrobeira foi casa de família, consultório médico, hostel e, desde 23 de Setembro, é uma guesthouse de tributo ao mar. A ideia partiu de Francisco Garcia e Duarte Reis, que decidiram apresentar uma proposta para recuperar a casa centenária no centro da vila e transformá-la em ponto de encontro entre a comunidade local e a nova tribo de surfistas que saltita de poiso em poiso atrás da onda perfeita em viagens de curta duração.

Publicidade
  • Hotéis
  • Hotéis com spa

Nem só de vista para o mar vive o Homem e é por isso que o Martinhal Cascais Family Resort pode muito bem figurar numa lista dos melhores hotéis em Cascais. Até porque neste hotel a vista também não é nada de se mandar fora: verde que nunca mais acaba, ou não estivéssemos no meio do campo de golfe da Quinta da Marinha. É que, depois de Sagres e de Lisboa, o grupo Martinhal assentou arraiais bem perto da praia do Guincho, a pensar em quem vai para Cascais com os miúdos a reboque. O hotel é child-friendly, com actividades para os mais novos se entreterem enquanto os pais relaxam no spa, apanham sol na piscina ou namoram na cama super king size. Além dos quartos, tem também vilas T2 para encaixar as famílias maiores. Portanto, pode ficar descansado que não é por levar os miúdos que a escapadinha tem de ser uma dor de cabeça.

  • Hotéis
  • Hotéis com spa

O Onyria Quinta da Marinha Hotel, com uma vista incrível para o green, foi remodelado em 2014. Há spa, ginásio e quartos espaçosos, mas o ex-líbris é mesmo o campo de golfe desenhado por Robert Trent Jones. Tem 5870 metros e 18 buracos. O 19.º é o bar Trent Jones, com vista para o lago, que serve refeições leves e bebidas e de vez em quando tem música ao vivo. É possível criar pacotes de golfe à medida (com alojamento, aulas, acesso ilimitado aos campos das redondezas).

Publicidade
  • Hotéis
  • Hotéis com spa

Mais do que uma viagem ao glorioso passado da Linha de Cascais, este clássico soube sobreviver com charme até aos dias de hoje. Os jardins, os quartos românticos, as zonas comuns imponentes, decoradas com fotografias da realeza emolduradas, lustres e até um piano de cauda, continuam a deslumbrar mesmo quem já se converteu ao minimalismo nórdico tão em voga. O pequeno-almoço é um rival à altura do que se serve a poucos passos, na afamada Pastelaria Garrett, e a piscina, por onde passou o elenco do filme 007 - Ao Serviço de sua Majestade, aqui hospedado, uma tentação mesmo para quem pensava passar os dias estendido nos areais do Estoril.

  • Hotéis
  • Hotéis de luxo

A antiga Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, em Cascais – património nacional – é agora morada da Pousada de Cascais, Pousada Historic Hotel & Arte District. Com 108 quartos e 18 suites de luxo, quase todos com vista para o mar, o hotel conta com duas praças ao ar livre, o restaurante Taberna da Praça, com esplanada, a curiosa livraria Déjà Lu, com livros em segunda mão e várias galerias de arte. A arte está, aliás, em todo o lado: corredores, quartos e zonas comuns, com algumas peças de criadores locais.

Publicidade
  • Hotéis

Maria Saldanha Daun e António Monteiro correram o mundo juntos mas foi quando começaram a levar os dois filhos que perceberam que o mundo não está preparado para pais em apuros. Camas de bebé sem colchão, cozinhas sem talheres, polibans impossíveis e demasiados bibelôs. Encontraram de tudo. Então decidiram fazer pelos outros aquilo que gostavam que tivessem feito por eles e criaram o Sea Ya – Family Surf Houses, no centro da Charneca, a escassos 15 minutos a pé do Guincho. Compraram uma moradia antiga e dividiram-na em três casas independentes (T0 a T2) super, hiperpreparadas para receber famílias.

  • Hotéis
  • Hotéis com spa

Na bonita estrada que liga o centro de Cascais à Praia do Guincho fica este hotel boutique, com mar de um lado e pinheiros altos do outro. Com ambiente intimista e confortável, a sua piscina abrigada do vento e uma belíssima varanda que serve 1) de esplanada ao restaurante; 2) para assistir ao pôr-do-sol, é aquele sítio perfeito para quem quer uma estadia luxuosa, mas num sítio familiar. Resta dizer que através da ciclovia, que passa mesmo à porta, é seguir caminho ora para a Boca do Inferno, ora para o Guincho e o Parque Natural de Sintra-Cascais.

Publicidade
  • Hotéis
  • Hotéis de luxo

Mais uma opção de alojamento na Quinta da Marinha, que merece uma visita mesmo que não seja para ficar a dormir. Tem 150 quartos sim senhor (a maior suite tem uns impressionantes 200 ), mas também o restaurante japonês de fusão de Olivier da Costa, o Yakuza, onde vale sempre a pena marcar mesa, uma irresistível piscina dividida em dois (metade fria, metade quente) com vista para o jardim e uma agenda animada, que inclui brunches e mercados. As famílias podem ir descansadinhas: para os mais novos, o Brave Club inspirou-se nas vilas indígenas e tem tendas enormes e muitas actividades.

 

  • Hotéis
  • Hotéis de luxo

Conhecido como Caixinha de Amêndoas, o Palácio dos Duques de Loulé na praia da Conceição – sim, onde o Senhor Presidente gosta de mergulhar quando está demasiado vento no Guincho – transformou-se numa pequena estalagem nos anos 60. Tinha apenas 11 quartos, mas cresceu e até ganhou um nome chique: The Albatroz Hotel. A traça antiga mantém-se, e o charme também, mas os quartos (há três tipologias diferentes) estão mais luxuosos, em tons de verde, azul e bege. Ganha a taça da melhor varanda da vila, com uma piscina com espreguiçadeiras confortáveis e uma pequena esplanada para o chá das 5 ou para um copo ao fim do dia.

Publicidade
  • Hotéis
  • Hotéis com spa

Quase invisível a partir da estrada do Guincho, The Oitavos é um gigante com mais de uma centena de quartos, onde a decoração minimalista em tons de azul – o mesmo azul do mar que se vê para lá das dunas, para onde quer que se olhe – é apenas interrompida pelas enormes jarras de flores e pelos quadros de José Anahory (também responsável pela escultura feminina à entrada e pelo projecto de arquitectura do edifício em forma de Y, todo envidraçado). O spa tem oito salas para tratamentos, seis delas envidraçadas. E o menu é longo, incluindo tratamentos corporais, faciais, massagens com pedras quentes, massagens a solo ou a dois – é escolher e deixar-se ficar. Logo ali ao lado, fica uma nesga de paraíso: sob a designação insuspeita de balneoterapia, juntam-se num mesmo espaço banho turco, jacuzzi, sauna (e uma fonte de gelo para contrastar), mais uma abençoada piscina com água do mar aquecida.

Outras sugestões

  • Restaurantes

No final dos anos 80 abriram os primeiros restaurantes italianos em Cascais. Sítios com ementas clássicas, a respeitar o receituário que Itália tinha feito viajar até outros países da Europa, com pizzas de massa fina, massas simples e os irresistíveis bifes cozinhados em molhos italianos. Mais tarde chegaram as variações: as pizzas napolitanas, com as massas de bordas grossas, cozinhadas em fornos de lenha que atingem altas temperaturas, e depois as massas frescas caseiras, uma das maiores paixões de quem é fanático pela cozinha do país em forma de bota. Saiba onde comer os melhores pratos italianos em Cascais.

  • Restaurantes

O que encontra nesta completa lista com as melhores esplanadas de Cascais pode ser agrupado em diferentes departamentos. Onde comer bem a ver o mar? Onde atacar uma sanduíche com os pés quase na areia da praia? Pizzas ao ar livre? Ou procura antes uma esplanada secreta? E se quiser um restaurante com esplanada para levar as crianças? A selecção é criteriosa, numa aventura que toca várias gastronomias, como a italiana, a japonesa e até a belga (por esta não devia estar à espera!), sem esquecer, claro, aquele trio imbatível que põe muito boa gente a caminho da vila: o peixe, o mar e o ar livre.

Publicidade
  • Restaurantes

Um dos primeiros restaurantes japoneses em Portugal foi precisamente em Cascais. Já lá vão umas décadas, é certo, e entre esse espaço e o boom de japoneses no país, houve um hiato temporal grande. Nos dias de hoje, felizmente a vila e arredores estão bem servidos em termos de cozinha japonesa. Dos mais tradicionais aos que servem fusão, dos que fazem algumas incursões por outras cozinhas - como a peruana ou a havaiana - aos que procuram a matéria-prima mais exclusiva, há de tudo em Cascais. Para um jantar-experiência, uma mesa cheia de amigos ou um almoço rápido, eis a nossa escolha de restaurantes de sushi em Cascais.

  • Restaurantes

O centro de Cascais não é um hub gastronómico, mas quase. Uma boa fatia dos bons restaurantes da vila – que há-de encontrar noutros artigos deste mesmo site – está localizado no coração do concelho. São eles, a título de exemplo, um dos melhores japoneses da zona, uma pizzeria de fazer lamber os dedos, bons espaços para sujar as mãos com marisco, outros para comer o peixe mais fresco da zona. Uma lista que reúne algumas novidades, mas também aqueles clássicos infalíveis que fazem parte da identidade cascalense. Faça scroll, abra o apetite através da leitura e, finalmente, escolha onde será a sua próxima refeição.

Recomendado: Os melhores restaurantes em Cascais

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade