Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As melhores praias da linha de Cascais
Praia da Conceição
Fotografia: Joana Freitas

As melhores praias da linha de Cascais

Próxima paragem: praias da linha. De Carcavelos ao Guincho, não faltam praias onde dar um mergulho em segurança.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho em Cascais. Com a devida segurança, claro está. Já sabe: está à vontade para levar régua e esquadro e educar o vizinho do lado com a etiqueta geométrica necessária. Mas vamos ao que interessa. De Carcavelos ao Guincho, partilhamos dez sugestões de praias da linha de Cascais. É isso mesmo, só tem de escolher onde ir fazer fotossíntese e molhar o corpinho. E quando a fome começar a apertar não se fique pela bola da praia: procure os restaurantes e bares abertos ao longo de todo o paredão.

Recomendado: Manual de sobrevivência para a época balnear

As melhores praias da linha de Cascais

Praia de Caxias
Praia de Caxias
©Manuel Manso

1. Praia de Caxias

Atracções Praias Oeiras

A partir de Lisboa e na direcção de Cascais, esta é a primeira praia onde pode tomar banho, em segurança e com a certeza de estar no local galardoado com Bandeira Azul. No entanto, nada de grandes aventuras: não há nadadores-salvadores. Mas é pouco frequentada e está abrigada do vento, graças à localização entre o Forte de São Bruno e o da Giribita. A sua época balnear começou no mês de Maio e só termina a 30 de Setembro.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Quer pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar? O horário da Baía é tão alargado, mesmo agora com reforço das medidas de segurança, que qualquer uma das refeições é possível. Escolha um lugar na esplanada e perca uns minutos a olhar para a vasta carta. Há tostas, massas, peixes e risotos; batidos, sumos naturais, sangrias e gins.

Baía dos Golfinhos. Avenida Marginal, Forte de São Bruno, Oeiras. Seg-Dom 10.00-20.00. 214 415 175.

Praia de Paço de Arcos
Praia de Paço de Arcos
©Manuel Manso

2. Praia de Paço de Arcos

Atracções Praias Oeiras

Em Paço de Arcos há duas praias. Uma é conhecida como Praia Velha (agora é praticamente só usada por pescadores) e a outra passou de Praia Nova para simplesmente Praia de Paço de Arcos. Além do areal, as rochas também costumam ser opção para muitas pessoas se espojarem. Localizada numa povoação com tradição piscatória, possui um areal com dimensões moderadas e sempre acompanhado pelo Passeio Marítimo de Oeiras

JÁ QUE AQUI ESTÁ: faça um passeiozinho até ao lado da Praia Velha, para exercitar as pernas, e aproveite para conhecer o restaurante italiano La Rúcula (que tem outro poiso no Parque das Nações, em Lisboa).

La Rúcula Paço de Arcos. Rua Cândido dos Reis, Praça 5 de Outubro. Seg-Dom 12.00-16.00 e 18.30-21.30. 214 063 266.

Publicidade
Praia de Santo Amaro de Oeiras
Praia de Santo Amaro de Oeiras
©Manuel Manso

3. Praia de Santo Amaro de Oeiras

Atracções Praias Oeiras

Situada entre a foz da ribeira da Laje e o Forte de São Julião das Maias, é a maior do concelho e uma das mais populares, apesar ou por causa da tipologia urbana. Além dos mergulhos que pode dar no mar, oferece outras vantagens: todo o seu areal, de declive suave, é acompanhado pelo Passeio Marítimo de Oeiras, que possui iluminação nocturna, e fica junto a uma estação de comboios. Do outro lado da Marginal está o Jardim Municipal, com sombras para abrigar quem quiser fugir da praia nas horas mais quentes.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: não é novo mas é um clássico da praia de Santo Amaro de Oeiras, onde pode aproveitar o Verão tardio sem ter pressa para deixar a água. As tábuas de queijos e presuntos, o marisco e as caipirinhas saem da cozinha até bem depois de anoitecer.

Restaurante Amarelo. Seg-Qui 08.00-23.00, Sex-Dom 08.00-00.00. 214 462 815.

Praia da Torre
Praia da Torre
©Manuel Manso

4. Praia da Torre

Atracções Praias

É pequena e abrigada, o que faz dela a paragem ideal em dias mais inconstantes. Fica no limite do concelho de Oeiras (logo a seguir está a praia de Carcavelos) e está protegida pelas muralhas da Fortaleza de São Julião da Barra, do lado nascente, e pelo Porto de Recreio de Oeiras, do lado poente. Quando estiver farto de areia, pode mudar-se para a Piscina Oceânica, que fica mesmo ao lado. É também aqui que começa o Passeio Marítimo, que só termina na Praia de Santo Amaro de Oeiras. Dê corda aos sapatos e fique em forma, sempre com vista para o mar.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: as antigas carruagens da Linha do Tua deram origem ao bar Luar da Barra, cuja única e permanente paragem fica mesmo ao lado do parque de estacionamento da Praia da Torre. Depois dos mergulhos, passe aqui para beber uma caipirinha.

Luar da Barra. Seg-Dom 12.00-23.00. 214 411 371.

Publicidade

5. Praia do Abano

Atracções Praias Cascais

A vizinha do Guincho, que se assume como uma continuidade dessa praia, quase a entrar pela serra de Sintra, é discreta, mais abrigada do vento e quase inexistente quando a maré sobe. Chama-se Abano, mas os amigos tratam-na por Abaninho. É caracterizada por ventos fortes e forte ondulação, não sendo recomendada para famílias. Já chegou a ver o seu uso suspenso, mas a Câmara Municipal de Cascais assegura que se encontra vigiada e sinalizada.

COMO CHEGAR: Na estrada em terra batida para o Bar do Guincho, siga em frente depois do parque de estacionamento. Ao lado do restaurante há uma longa escadaria.

guincho, praia
guincho, praia
Fotografia: Ana Luzia

6. Praia do Guincho

Atracções Praias Cascais

A praia grande do Guincho, com 1 km de extensão, está dividida em duas partes: o lado norte, conhecido como Abano, é a morada do mítico Bar do Guincho. Tem parque pago, um wave center, com loja e escola de surf, e uma pequena esplanada sobre as dunas. O lado sul, conhecido por Muchaxo, é mais frequentado por jovens e surfistas, e é este que consideramos o verdadeiro Guincho, onde são realizados campeonatos mundiais de várias modalidades, do surf ao kitesurf. Destaca-se ainda que, devido à acção do vento, a praia depara-se a sul com o sistema dunar “Guincho-Cresmina”, de grande dinamismo geológico.

COMO CHEGAR: Não nos diga que nunca ouviu falar da estrada do Guincho, uma das mais belas vias do país? É percorrê-la todinha no sentido da Serra de Sintra e voilá. Se vier da A5, tem sempre indicações, basta não ir distraído. Há ainda autocarros desde o centro de Cascais.

Publicidade
Duna da Cresmina
Duna da Cresmina
Fotografia: Ana Luzia

7. Praia da Cresmina

Atracções Praias Cascais

Antes do Guincho e da Fortaleza, encontra a Praia Pequena do Guincho, cujo nome oficial é Crismina, mas é mais conhecida por Cresmina. De grande beleza natural, é caracterizada por uma forte ondulação e ventos fortes, o que conduz à formação do sistema Dunar “Guincho-Crismina”, localizado em toda a sua zona envolvente, como já referido para a Praia do Guincho. Não tem a extensão desse outro areal, mas é ideal para famílias e permite observar a foz da Ribeira da Crismina.

COMO CHEGAR: Leia o que escrevemos sobre como chegar à praia do Guincho. Desta vez não vá além do luxuoso restaurante de peixe e marisco Porto de Santa Maria. É aí que deve estacionar.

Praia da Conceição
Praia da Conceição
Fotografia: Joana Freitas

8. Praia da Conceição

Atracções Praias Cascais

A marcar o início do paredão de 3 km, que se estende até à Azarujinha, em São João do Estoril, está a Praia da Conceição (há uma capelinha junto à praia erguida em honra de Nossa Senhora da Conceição, daí o nome). A localização, em plena vila de Cascais, é privilegiada, e para mais situa-se entre o Chalet Faial, antigo Tribunal de Cascais e monumento de interesse público, e o Hotel Albatroz, a partir de cujo terraço a vida se torna mais suave para qualquer mortal.

COMO CHEGAR: Na Estação de Cascais procure pelo Hotel Albatroz. Logo ao lado fica a entrada para o Paredão – e esta é a primeira praia. Logo a seguir encontra a Duquesa, boa para praticar stand up paddle. 

JÁ QUE AQUI ESTÁ: No Bar da Praia, pode escolher entre snacks para levar, pratos para picar ou peixe para comer sem pressa de voltar para o sol. 

Publicidade
praia das moitas (ratas)
praia das moitas (ratas)
Fotografia: Arlindo Camacho

9. Praia das Moitas

Atracções Praias Grande Lisboa

As suas pernas agradecem a localização abençoada da Praia das Moitas, aka Praia da Rata (sim, leu bem), junto à estação do Monte do Estoril. É pequena e rochosa, portanto todo o cuidado com acidentes é pouco. A sua companhia prefere águas paradas? Encaminhe-a para a piscina oceânica Alberto Romano, ali ao virar da esquina (sentido Lisboa-Cascais). Funciona das 08.00 às 18.00 e tem acesso livre. Mas, atenção, não desista de estender a toalha. O areal pode não ser extenso mas é convidativo a banhos de sol. 

COMO CHEGAR: Se optou pelo comboio, saia na estação do Monte Estoril e desça até ao paredão. Vire à direita, no sentido de Cascais, e a Rata é a primeira praia que vai encontrar. 

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Uma tosta especial no Baiuka Grill tem tamanho suficiente para não precisar de fazer mais nenhum pit stop ao longo do dia de banhos. 

praia da poça
praia da poça
Fotografia: Arlindo Camacho

10. Praia da Poça

Atracções Praias Cascais

Para o caso que nos interessa, meter a pata na poça é altamente recomendável e garantia de sucesso. Saia na estação do Estoril e faça o percurso a pé (cerca de cinco minutos), sempre pelo Paredão, no sentido de Lisboa. Uma escada e uma rampa indicam-lhe o caminho até ao areal habitualmente ocupado por famílias e surfistas. A falésia e o Forte de S. João da Cadaveira, implantado sobre a mesma, a par de uma imponente casa de veraneio, dominam o enquadramento a nascente.

COMO CHEGAR: Na marginal, direcção Cascais-Lisboa, vire para o parque de estacionamento à direita depois de passar o Estoril. Aos fins-de-semana mais vale escrever “Vale de Santa Rita” no GPS: tem um túnel que o liga à praia. 

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Cace uma cadeira no restaurante Opíparo para pizzas, saladas, massas, bifes ou pratos de peixe. 

Publicidade
praia da Azarujinha
praia da Azarujinha
Fotografia: Arlindo Camacho

11. Praia da Azarujinha

Atracções Praias Cascais

Uma das boas praias para fugir ao vento, é um verdadeiro postalinho da região. Protegida por uma rocha, onde assentam grandes casarões e palmeiras, é tão pequena que é fácil encher rápido. Tem umas rochas na ponta direita (de quem olha para o mar), ideais para fingir que está na Croácia. Já não encontrará figuras ao nível de Bino, velho pescador e nadador-salvador conhecido por untar as costas das raparigas com creme, mas outras personagens andarão pelo famoso solário natural.

COMO CHEGAR: Igual ao caminho para a Poça, com apenas mais alguns passos. A alternativa é usar as escadas de acesso pela Av. Marquês de Leal (paralela à Marginal).

12. Praia de São Pedro

Atracções Praias

Um areal extenso, uma água transparente, um pontão para passear e, em horas de maré vazia, várias rochas a deixar poças à vista para os mais velhos se porem de molho e os mais novos explorarem com os camaroeiros – sim, vale a pena levá-los. Abrigada do vento, está protegida por uma rocha alta, o “acidente” geológico da Ponta do Sal a poente.

COMO CHEGAR: Fica a 15 minutos a pé da estação de comboios de São Pedro de Estoril. Se preferir levar carro, pare no parque de estacionamento da Bafureira.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Iogurtes com fruta e granola e pães de alho do tamanho de pizzas convivem amistosamente na Esplanada de São Pedro. E você, caro leitor, se tivesse uma localização privilegiada como esta, com mesas coladas à areia e o mar a rebentar à frente, viveria bem também, mesmo ao lado daquele colega chato do escritório.

Publicidade
praia da bafureira
praia da bafureira
Fotografia: Manuel Manso

13. Praia da Bafureira

Atracções Praias Cascais

É rochosa quanto baste, os acessos implicam alguma paciência, nada friendly para miúdos, mas no fim de contas é bem capaz de agradecer a viagem (desde que a maré cheia não tenha comido todo o areal, claro). É ideal para ir a solo e se pertence ao leque de banhistas para quem praia é sinónimo de esplanada, insira aqui o estado “sinto-me agradecido”. A da Bafureira, dividida entre três andares (há sushi, hambúrgueres e muito mais), é uma hipótese feliz, mais que não seja para assegurar a fotossíntese diária. 

COMO CHEGAR: Espreite o caminho para a Praia de São Pedro. Igualzinho – e até o parque de estacionamento é o mesmo. 

Praia de Carcavelos
Praia de Carcavelos
Fotografia: Inês Calado Rosa

14. Praia de Carcavelos

Atracções Praias Cascais

Não, não costuma ser dos destinos mais tranquilos, era possível passar a tarde a ouvir música alta e conversas alheias, mas agora tudo mudou, savo os acessos facilitados e o facto de até dar para uma partida de vólei, andar de skate, fazer um pouco de jogging, alinhar numa aula de surf, comer uma bola de Berlim e comprar bugigangas ou pareos.

COMO CHEGAR: Fica a 26 minutos de comboio de Lisboa (bom, um pouco mais se contar com o caminho até à praia, mas é agradável – e mais rápido se o fizer em cima de um skate). Se preferir ir de carro, deve seguir a Marginal no sentido de Cascais.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Para picar qualquer coisa entre banhos de mar e de sol, rume ao Windsurf Café com hambúrgueres e sumos naturais. Ananás, gengibre e hortelã é uma solução vencedora.

Mais praias para fãs de areia, mar e sol

Ribeira D'Ilhas
©Duarte Drago

Ficar de molho: as praias na Ericeira para aproveitar o Verão

Coisas para fazer

A água é fresca, as ondas podem ser intimidantes e a areia é grossa o suficiente para uma esfoliação inadvertida. Ainda assim, há qualquer coisa de magnético na linha de praias que se estende da Foz do Lizandro, a sul, até à praia da Calada, a norte. Se rumar à vila, tudo o que tem a fazer é levar consigo este guia.

Mostrar mais
Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade