A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
praia
Fotografia: Mariana Valle Lima

Qualidade de Ouro: as melhores praias para ir a banhos perto de Lisboa

A água destas praias é premiada. Descubra onde ir a banhos perto de Lisboa.

https://media.timeout.com/images/105796494/image.jpg
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A do CDS, em Almada, a das Avencas, em Cascais, a do Algodio, na Ericeira, e a da Adraga, em Sintra, são apenas quatro das 39 praias da Área Metropolitana de Lisboa com águas balneares premiadas pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. O galardão Qualidade de Ouro é atribuído todos os anos mediante a qualidade da água nas quatro últimas épocas balneares. Em 2020, há 386 praias com esta classificação: 322 são costeiras, 54 são interiores e seis são de transição. A maior parte localiza-se na região Tejo e Oeste, que registou a maior subida de zonas balneares premiadas. Se quiser, pode consultar a lista completa. Mas, se bater a preguiça, aproveite esta lista e descubra dez praias perfeitas para ir a banhos perto de Lisboa. Nunca foi tão fácil mergulhar sem medo de engolir pirolitos.

Recomendado: As melhores praias com Bandeira Azul perto de Lisboa

Praias com Qualidade de Ouro perto de Lisboa

Praia do CDS
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

Não tem nada a ver com o partido. A sigla é a do Centro Desportivo de Surf, que estava pintada na década de 1970 nas pedras do pontão para a distinguir de outras praias. É a praia com Bandeira Azul, vigiada e concessionada, mais perto do centro de Lisboa. Muito procurada por quem chega à Costa de transportes públicos, é óptima para a prática de desportos náuticos, como o surf. Com cerca de 300 metros e um areal bastante estreito, fica quase toda imersa na maré alta. Fica o aviso.

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

Nada como um Cai Bem, a bebida oficial da Cova do Vapor, um refresco com ginjinha e limonada, para começar o dia. A primeira praia da Caparica, com a sua vila de pescadores, atrai uma fauna mais alternativa que quer evitar a confusão da Costa. Até parece que o estamos a ver numa mesa do Albatroz, o restaurante da praia, a olhar ora para Lisboa, ora para o farol do Bugio. Fica na foz do Tejo e é ideal para os que preferem um mar mais tranquilo. A maneira mais rápida é chegar de ferry (com carro ou bicicleta), desde Belém até à Trafaria. A partir daí são cinco minutos.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Sintra

Fica perto do Cabo da Roca, o célebre ponto mais ocidental da Europa, e a sua beleza é capaz de mobilizar até o coração mais rochoso. As rochas, aliás, compõem o cenário em seu redor, mas não se preocupe, que a areia é fina. O resultado é um postal de encher o olho, claro está, mas como tudo o que é bom dá trabalho, lembre-se que o espera uma longa caminhada desde o parque de estacionamento até alcançar por fim a proximidade do mar. Antes disso, a N247 vale por si só: uma estrada que serpenteia a Serra de Sintra, muitas vezes com vista para o mar.

Praia do Magoito
  • Atracções
  • Praias
  • Sintra

Se o bronzeado continua no topo das suas prioridades, o melhor é escolher um terreno fértil em iodo, como o Magoito, que é um dos spots privilegiados para conseguir a tonalidade mais desejada. Mas, muita atenção, não se esqueça de evitar as horas perigosas nem de tomar todos os cuidados para proteger a pele. Sol à parte, também não pode perder a oportunida de ver ou rever a maior atracção deste areal: junto à rampa de acesso existe uma duna fóssil com dez mil anos, classificada como geomonumento.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Cascais

Mais conhecida por Praia Pequena do Guincho, a Cresmina (oficialmente Crismina) encontra-se em pleno Parque Natural Sintra-Cascais. Rodeada de falésias, a praia não tem a extensão de areal do Guincho, mas é ideal para famílias. Vigiada, dispõe de infra-estruturas de apoio, como restaurante, bar com esplanada e posto médico. De grande beleza natural, é ainda caracterizada por ondulação e ventos fortes, que conduzem à formação do sistema Dunar “Guincho-Crismina”, localizado em toda a sua zona envolvente, de envergadura considerável e circunscrito por vedações para evitar que os mais distraídos o pisem sem sequer se aperceberem.

  • Atracções
  • Praias
  • Cascais

A Praia das Avencas tem água com Qualidade de Ouro e é considerada Área Marinha Protegida. Durante a maré vazia é mais fácil perceber porquê e caminhar pelos trilhos marcados há três anos com cordas cor de laranja, para não pisar nada que possa destruir este ecossistema com ouriços, estrelas do mar, lapas e afins. Um verdadeiro “safari subaquático”, como já descreveu a vereadora do ambiente da Câmara de Cascais, Joana Pinto Balsemão. Dominada pela presença de arribas, com características paisagísticas de grande interesse, graças aos estratos rochosos que se desenvolvem como uma escadaria natural, permite a observação da zona costeira.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

A Praia de Sesimbra é composta, na verdade, por dois areais: o do Ouro a poente, que se estende desde a Fortaleza de Santiago ao Morro do Macorrilho, e o da Califórnia a nascente, entre a mesma fortaleza e as rochas do Caneiro. Ambos têm águas com Qualidade de Ouro e Bandeira Azul. Um jackpot portanto, apesar de em circunstâncias normais não serem escolhas ideais para quem quer paz e sossego. Este Verão, como todo o cuidado é pouco, a praia deverá ter menos enchentes e valerá a pena, pelo menos, ir passear para as proximidades.

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

Ninguém conhece a Praia do Meco pelo seu verdadeiro nome, Praia do Moinho de Baixo. O areal é extenso, mas o mar é agitado, com fundões e correntes fortes que exigem atenção redobrada a quem vem com miúdos. A praia é muito conhecida também pelo restaurante, o Bar do Peixe, famoso pelo peixe fresco grelhado e por pratos como as lapas com manteiga de alho. Uma boa desculpa para se esquecer de levar farnel. Mas não se esqueça de reservar com antecedência. Os lugares disponíveis foram reduzidos de forma significativa para cumprir as distâncias recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

É uma praia semi-abrigada dos ventos do Oeste graças ao Lizandro, rio com nome de cantor romântico brasileiro que escavou um vale naqueles montes. É também o maior areal do concelho de Mafra, sendo frequentado tanto por famílias como pelos omnipresentes surfistas, , ou não fosse também a casa do surfcamp La Point. Mais do que uma estância de veraneio, é um autêntico polo de lazer, dotado de um passadiço e vários equipamentos de mobiliário urbano. Ainda assim, deixamos um aviso: se quer fazer degustação de pirolitos, faça-o no mar, este sim, com Qualidade de Ouro.

  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

Com acesso directo ao centro da típica vila da Ericeira, a Praia do Algodio é limitada a norte por um esporão rochoso natural e a sul pelo molhe do porto de pesca. Além de um moderno apoio de praia, com balneários e instalações sanitárias, encontra-se dotada de condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e dispõe de significativa capacidade em termos de estacionamento, graças à proximidade do Parque Urbano de São Sebastião. Caso esteja um surfista desse lado, fique já a saber que aguenta ondulação até três metros e funciona com meia maré a encher.

Mais praias onde estender a toalha

  • Coisas para fazer

A água é fresca – talvez demasiado fresca, dependendo da escala de coragem e da resistência –, as ondas podem ser intimidantes e a areia é grossa o suficiente para uma esfoliação inadvertida. Ainda assim, há qualquer coisa de magnético na linha de praias que se estende da Foz do Lizandro, a sul, até à praia da Calada, a norte. Se rumar à vila, tudo o que tem a fazer é levar consigo este guia.

  • Coisas para fazer

Dos destinos mais clássicos às paragens menos óbvias, há areais e marés para todos os gostos na Costa da Caparica. A pré-época de veraneio costuma ser a altura perfeita para começar a estender a toalha, mas este Verão a temporada estival requer cuidados extra. Ainda assim, não desista de partir à descoberta da outra margem. Rume à Costa da Caparica e abanque no areal certo para si.

Publicidade
  • Coisas para fazer

A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho em Cascais. Com a devida segurança, claro está. Já sabe: está à vontade para levar régua e esquadro e educar o vizinho do lado com a etiqueta geométrica necessária. Mas vamos ao que interessa. De Carcavelos ao Guincho, partilhamos dez sugestões de praias da linha de Cascais.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade