[title]
A zona de Talaíde, no concelho de Cascais, vai ter nos próximos anos um centro de surf de alto rendimento que irá incluir uma piscina de ondas de “tecnologia avançada”, revelou a Câmara Municipal de Cascais no início de Agosto.
De acordo com a autarquia, o projecto “será implantado numa área de 90 mil metros quadrados, actualmente devoluta”, na fronteira com os municípios de Sintra e Oeiras, perto do Taguspark. O objectivo é que esteja pronto em 2030.
Além do pólo desportivo, o plano inclui a construção de dois hotéis, zonas de comércio e serviços e vários espaços verdes de lazer que contribuam para a protecção ambiental. A mobilidade será igualmente reforçada: estão previstos mais transportes públicos para esta zona e acessos de mobilidade leve, mas também, ao nível rodoviário da ligação com Sintra, a construção de uma “nova via de Nível 3, garantindo maior acessibilidade ao novo pólo urbano e desportivo”.
A iniciativa é fruto de um investimento privado “que posiciona a freguesia de São Domingos de Rana como um novo pólo desportivo, turístico e de sustentabilidade urbana”. O vice-presidente da autarquia, Nuno Piteira Lopes, acredita que o projecto será transformador e que “posiciona Cascais na vanguarda da inovação desportiva”.