[title]
O artista italiano Filippo Fiumani, a viver em Portugal há vários anos, criou uma obra de arte com mais de 300 garrafas de plástico descartáveis que vai ficar patente na Escola Básica da Alapraia, no concelho de Cascais. A iniciativa teve como objectivo consciencializar a comunidade escolar para a importância da sustentabilidade ambiental.
As garrafas foram recolhidas pelos alunos de várias escolas do município, no âmbito de um projecto comum entre a Câmara Municipal de Cascais e a empresa Águas de Cascais, que pretendem eliminar o uso de plásticos descartáveis e promover os hábitos sustentáveis junto dos mais jovens.

A obra abstracta é uma “fusão de luz e reflexo”, descreve Filippo Fiumani em comunicado. “Suspensa no ar, esta instalação abstracta entrelaça garrafas plásticas recicladas e néon LED, criando um jogo de luz e transparência que simboliza a transformação do desperdício em arte. Colectadas pelos alunos, as garrafas reflectem a mudança de hábitos, enquanto a escola incentiva o uso de cantis de alumínio. A obra brilha como um lembrete visual do impacto ambiental e da necessidade de preservação dos nossos recursos hídricos.”
Graças ao mesmo projecto, a autarquia distribuiu 20.600 garrafas reutilizáveis — compostas por 66% de materiais reciclados — por todos os alunos de Cascais a partir do primeiro ciclo, além de professores e assistentes das diferentes escolas do concelho.