[title]
Com o título “O inferno são os outros”, a nova exposição temporária da Casa das Histórias Paula Rego, no Bairro dos Museus de Cascais, reúne peças da artista portuguesa Ana Torrie. Será inaugurada esta sexta-feira, 16 de Maio, e pode ser conhecida até 26 de Outubro.
Com curadoria da própria, além de Catarina Alfaro, a mostra apresenta a forma como a criadora desafia as convenções tradicionais da gravura com uma série de obras diversas. Inclui matrizes de grande escala como peças centrais mas também instalações gráficas, por vezes acompanhadas de uma componente sonora.

A célebre frase do filósofo francês Jean-Paul Sartre que dá o título à exposição remete para os conflitos internos, que se geram a partir do olhar e do julgamento dos outros, temática patente na exposição. As lutas pelo poder (e também pela liberdade e igualdade), o medo e o sofrimento, o declínio e a destruição do mundo como o conhecemos são alguns dos temas ou elementos retratados nas obras.
A exposição de Ana Torrie na Casa das Histórias Paula Rego, centrada nas peças de grandes dimensões, decorre em simultâneo — e em diálogo — com a apresentação da obra gráfica da artista na livraria e galeria Tinta nos Nervos, em Lisboa, entre 17 de Maio e 12 de Julho. São dois pólos distintos que, juntos, evidenciam o trabalho que Torrie tem vindo a desenvolver — e que agora é celebrado com estas duas mostras.
Avenida da República, 300, Cascais. Ter-Dom 10.00-18.00. 5€