Germinal

Arte
Germinal
Filipa Brito Germinal

Pedro Cabrita Reis, artista plástico, vendeu em 2015 uma colecção de arte contemporânea avultada à Fundação EDP. É a partir desse acervo que se organiza esta exposição na Galeria Municipal do Porto, com curadoria de Ana Anacleto e Pedro Gadanho.

A colecção tem muitos dos artistas que se afirmaram na década de 1990, sem esquecer alguns nomes anteriores e posteriores a essa geração. Para esta mostra foram escolhidas 50 obras de entre as 400 desse espólio, organizadas segundo quatro núcleos: “Ao Encontro do Outro”, “O Sujeito em Fractura”, “O Predomínio da Tecnologia” e “A Herança das Imagens”.

Uma das virtudes apontadas a esta colecção está na detecção precoce do talento de vários artistas, alguns ainda estudantes na altura. Pedro Cabrita Reis comprou-lhes obras nos momentos iniciais das carreiras, num misto de interesse pelas peças em questão e de aposta nos seus percursos. Na Galeria Municipal estão muitos palpites certeiros, como Paulo Mendes, Francisco Tropa, João Tabarra e Joana Vasconcelos, mas também uma ou outra aquisição que valeu mais pelo interesse da obra do que pelo investimento na carreira, uma vez que os artistas mudaram o rumo das suas vidas.

LiveReviews|0
1 person listening