A Time Out na sua caixa de entrada

Caça-Fantasmas: O Legado

  • Filmes
Ghostbusters: Afterlife
Photograph: Kimberly French
Publicidade

A Time Out diz

Há mais de 30 anos que se fala num terceiro filme dos Caça-Fantasmas, mas o projecto nunca tinha ido para diante por várias razões, nomeadamente a forte relutância de Bill Murray em continuar a série, que entretanto gerou uma versão em animação e um comic. Em 2016, fez-se um Caça-Fantasmas interpretado apenas por mulheres, mas o foi um desastre de crítica e de bilheteira. Agora, surge finalmente a continuação oficial dos dois Caça-Fantasmas originais, Caça-Fantasmas: O Legado, realizada por Jason Reitman, filho de Ivan Reitman, que assinou aqueles, e que é também autor do argumento, em parceria com Gil Keenan e Dan Aykroyd, um dos quatro intérpretes dos Caça-Fantasmas.

Esta terceira fita aposta claramente na conquista de um público jovem que nunca viu os dois primeiros filmes ou só ouviu falar neles, ao mesmo tempo que se dirige aos nostálgicos dos Caça-Fantasmas e do cinema americano dos anos 80. Há em Caça-Fantasmas: O Legado ecos de Os Goonies e do cinema de Steven Spielberg (Encontros Imediatos do Terceiro Grau é citado directamente, por exemplo), e também de séries mais recentes como Stranger Things. Mas o filme é, no essencial, um Caça-Fantasmas Kids, cujos protagonistas são a filha e os dois netos de Egon Spengler (Harold Ramis, o único dos quatro Caça-Fantasmas originais que morreu e a quem a fita é dedicada), que herdam a quinta onde este vivia em reclusão, algures no meio do Oklahoma, e descobrem que a humanidade está de novo ameaçada por horríveis forças sobrenaturais.

Carrie Coon interpreta Callie Spengler, a filha de Egon e mãe solteira, Finn Wolfhard é Trevor, o seu filho mais velho e o típico adolescente americano, McKenna Grace é Phoebe, a filha mais nova e nerd de ciências, que faz amizade com o seu novo colega de escola Podcast (Logan Kim), um miúdo interessado em tecnologia e no paranormal. Juntamente com ele, Phoebe vai descobrir o equipamento anti-espectros que o seu avô deixou, o seu passado como Caça-Fantasmas e o novo perigo vindo do Além que este detectou na região e procurou conter e prevenir. Paul Rudd também aparece no papel de Grooberson, o professor de Ciências do liceu local que vai alinhar com os miúdos na investigação.

Jason Reitman, basicamente, transferiu o grosso do enredo do primeiro filme para o interior dos EUA, juntando-lhe um par de elementos da continuação. Assim, reencontramos velhos conhecidos como Gozer o Gozeriano, Zuul e o homem de marshmallow (este em versão miniatura e plural, que nos proporciona alguns bons gags), e conhecemos o sucessor do fantasma verde Slimer, que se chama Muncher, devora metal e depois o cospe sob a forma de metralha sobre quem quer que lhe perturbe a refeição. E a vistosa ambulância Cadillac dos Caça-Fantasmas volta a rodar, agora dispondo de uma posição de artilheiro.

O filme farta-se de trabalhar para agradar a gregos (os fãs nostálgicos da série) e a troianos (a nova e jovem geração de espectadores), mas apesar de todos os esforços de Jason Reitman, não passa de um decalque menor e teen dos dois primeiros, valendo mesmo só pelos 15 minutos finais, em que o trio sobrevivente dos verdadeiros Caça-Fantasmas, Venkmann, Stantz e Zeddmore (Bill Murray, Dan Aykroyd e Ernie Hudson) aparece para salvar o dia (há ainda uma surpresa do Além por via digital, que não será do agrado de todos mas resulta neste contexto), e fica a saber a pouco.

Em Caça-Fantasmas: O Legado, a nostalgia ainda é o que era, mas não chega para fazer um filme razoavelmente satisfatório. Pelo menos, para os fãs mais velhos dos Caça- -Fantasmas. (Aviso: fiquem a ver a ficha técnica final porque lá pelo meio há um divertidísimo gag “parapsicológico” com Bill Murray e Sigourney Weaver).

Escrito por
Eurico de Barros

Elenco e equipa

  • Realização:Jason Reitman
  • Argumento:Jason Reitman, Gil Kenan
  • Elenco:
    • Mckenna Grace
    • Finn Wolfhard
    • Sigourney Weaver
    • Carrie Coon
    • Dan Aykroyd
    • Bill Murray
    • Ernie Hudson
Publicidade
Também poderá gostar