Notícias

A cidade como obra de arte: exposição de Lucien Hervé chega a Cascais

A inauguração acontece no próximo sábado, 4 de Maio, no Centro Cultural de Cascais. Pode ser visitada até 30 de Junho.

Escrito por
Ricardo Farinha
Palácio do Congresso Nacional, Oscar Niemeyer, 1961
Centro Cultural de Cascais/ divulgaçãoPalácio do Congresso Nacional, Oscar Niemeyer, 1961
Publicidade

Depois de uma exposição dedicada à obra da fotojornalista Ruth Orkin, o Centro Cultural de Cascais recebe uma mostra de Lucien Hervé, um dos mais importantes fotógrafos de arquitectura do século XX. “Lucien Hervé: Flashes do Homem na Cidade Moderna” é inaugurada a 4 de Maio e pode ser visitada até 30 de Junho.

O franco-húngaro tornou-se conhecido sobretudo pela sensibilidade com que fotografou edifícios projectados por mestres modernistas como Le Corbusier ou Oscar Niemeyer. Muitos desses projectos arquitectónicos, aliás, ficaram famosos graças às suas imagens.

Lucien Hervé
Lucien Hervé

Como demonstra a exposição, tinha também uma visão sociológica e até filosófica da fotografia, na maneira como combinava a figura humana com a arquitectura e as cidades do século XX. A par disso, também apontou a câmara para as antigas cidades, de ruas estreitas e escuras, procurando captar a sua essência.

“Lucien Hervé: Flashes do Homem na Cidade Moderna” conta com curadoria dos arquitectos Isabel Alvarenga e Victor Neves e foi idealizada especialmente para o Centro Cultural de Cascais. 

Lucien Hervé
Lucien Hervé

Segundo os curadores, Hervé “obtinha uma perfeita harmonia entre a sua visão humanista, conjugada com a visão analítica do arquitecto, sublinhando com o uso da luz as formas geométricas e as texturas dos materiais, representando de forma exemplar a vivência espacial, criando uma narrativa visual passível de transmitir a sensação corporal do espaço”. Para si, de câmara em punho, a cidade era a obra de arte – e o ser humano o seu protagonista.

CCC, Avenida Rei Humberto II de Itália, 16. Ter-Dom 10.00-18.00. 5€

+ O que há de novo em Cascais

Últimas notícias

    Publicidade