Notícias

Carminho é a primeira confirmação das Festas do Mar de 2025

A fadista portuguesa estará na Baía no festival gratuito que este ano decorre entre 28 de Agosto e 7 de Setembro.

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Directora Editorial, Time Out Portugal
Carminho.
Carminho.
Publicidade

A Baía de Cascais enche-se de música portuguesa de 28 de Agosto a 7 de Setembro, com a fadista Carminho como primeira grande confirmação para 2025.

Ao longo de dois fins-de-semana, o festival de música gratuito que teve origem na Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes promete muitos outros concertos no palco principal, instalado sobre a Praia dos Pescadores. Os nomes estão por revelar. Mas há mais: as Festas do Mar também dão espaço a novos talentos da região, num palco especial em frente à Fortaleza da Cidadela. Conte ainda com bancas de artesanato e gastronomia, que enchem o centro da vila de festa.

Festas do Mar
DR

Carminho e Cascais

É uma das mais aclamadas fadistas portuguesas e leva a sua arte aos quatro cantos do mundo, mas nunca esquece onde nasceu a sua paixão. Está-lhe no sangue: afinal, a mãe de Carminho, Teresa Siqueira, também foi cantora de fado.

Carminho passou inúmeras noites a adormecer ao som de fado tradicional no Empossado, a casa de fado em Cascais que pertenceu aos seus pais. Ainda em miúda, passou horas no Arreda, também em Cascais, a ouvir o lendário Carlos Zel.

Apesar de viver em Lisboa, nunca escondeu o carinho especial que tem pela vila. Este ano, regressa ao palco das Festas do Mar com um espectáculo único, que passará certamente pelo último álbum de estúdio, Portuguesa (2023) e pelo EP lançado no ano passado Carminho at Electrical Audio.

Nossa Senhora dos Navegantes – como tudo começou

Desde 1942 que Cascais mantém viva uma tradição muito acarinhada pelos locais em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, protectora dos pescadores. Inserida nas celebrações das Festas do Mar, decorre em terra e no mar, com início na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, de onde parte uma procissão com andores até à Praia da Ribeira. Aí, são colocados em barcos de pesca que seguem em direcção à zona do Guia, onde ocorre um dos momentos mais simbólicos e comoventes: são feitas orações pelos pescadores já mortos, lançam-se flores ao mar e ouvem-se buzinas das embarcações, num tributo emocionante.

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes
Rodrigo Costa Duarte

Em 2023, esta tradição foi oficialmente reconhecida como Património Cultural Imaterial, em homenagem ao seu papel duradouro como expressão de fé e de respeito pela comunidade piscatória.

Não deixe de apontar na agenda o último domingo à tarde das Festas do Mar (7 de Setembro), para assistir a este ritual único. O dia só chega ao fim depois do já habitual fogo-de-artifício sobre a baía.

Festas do Mar, Baía de Cascais. 28 Ago-7 Set. Grátis

+ O que há de novo em Cascais

Últimas notícias
    Publicidade