Notícias

Casa Duarte Pinto Coelho apresenta nova exposição permanente, com peças de diversas colecções

A mostra com os objectos do reconhecido decorador e coleccionador português já pode ser visitada no Bairro dos Museus de Cascais. A entrada é gratuita.

Ricardo Farinha
Escrito por
Ricardo Farinha
Casa Duarte Pinto Coelho
Câmara Municipal de Cascais
Publicidade

A Casa Duarte Pinto Coelho apresenta, desde sábado, 10 de Maio, uma nova exposição permanente. Pela primeira vez, peças das várias colecções do reconhecido decorador e coleccionador português – que datam desde o século XVII – são expostas em conjunto, mesmo que divididas por uma mão cheia de núcleos.

O primeiro é o Marqueterie. Trata-se de uma técnica artística antiga para embelezamento de móveis e outros objectos, com base em incrustações de pedras preciosas, embutidos e pequenos arranjos em que se combinam diversos elementos decorativos. O segundo diz respeito aos Vulcões Napolitanos, ou seja, pinturas da região italiana de Nápoles que captam o Vesúvio e que se tornaram uma tradição local desde o século XVIII. Foi nos anos 50, do século passado, que Duarte Pinto Coelho começou a coleccionar estes quadros feitos a guache e óleo.

Existe também um núcleo dedicado a Paramentos Litúrgicos. Cristão devoto, Pinto Coelho procurou decorar a sua capela particular na província de Cáceres, em Espanha, com peças têxteis que atravessaram séculos e diferentes momentos litúrgicos. A maioria são ao estilo barroco, coincidente com o período de triunfo da igreja católica romana. O quarto núcleo também tem um pendor religioso, uma vez que aglomera os Lavores das Freiras. Trata-se de um conjunto de apetrechos devocionais do século XIX, muitos deles com motivos florais, que contribuem para documentar e estabelecer um legado antropológico e etnográfico desta época.

Por fim, existe um núcleo intitulado Vidros Pintados do Salão Vermelho, com pinturas chinesas que replicavam as obras ocidentais mas também retratavam elementos mais locais como as paisagens orientais, as grandes batalhas ou cenas do quotidiano. 

A entrada para conhecer a nova exposição permanente da Casa Duarte Pinto Coelho, que fica na antiga casa dos guardas do Palácio Condes de Castro Guimarães e foi inaugurada em 2013 como parte do Bairro dos Museus, é gratuita. 

Avenida Rei Humberto II de Itália. Ter-Dom 10.00-18.00. 0€

+ Os melhores museus de Cascais

Últimas notícias
    Publicidade