[title]
Já tinha sido anunciado, mas agora é oficial: o Centro de Congressos do Estoril vai passar a ser o Centro de Cultura e de Congressos do Estoril (CCCE). O objectivo é alargar as valências do espaço, dedicando-o também às artes performativas e visuais, nomeadamente a dança, o teatro, a música, as artes plásticas e o cinema.
O ponto de viragem é assinalado com a inauguração de uma exposição, Première 30, que poderá ser visitada entre 10 de Julho e 31 de Agosto, com entrada livre. A mostra reúne obras de 17 artistas emergentes de Portugal e França e está integrada no programa Première, fundado há 30 anos pelo Centre d’Art Contemporain - Meymac, em França, que visa promover internacionalmente novos artistas visuais.

O centro de artes francês convida, todos os anos, artistas recém-licenciados de escolas parceiras para uma exposição colectiva. Para esta edição, foram também convidados jovens artistas portugueses oriundos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha - Politécnico de Leiria e da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Com curadoria de Caroline Bissière, Jean-Paul Blanchet e Luísa Soares de Oliveira, Première 30 integra obras de diferentes expressões artísticas, da pintura à instalação, do vídeo à escultura, o que reflecte a diversidade de linguagens destes jovens artistas.
Com esta alteração, o novo CCCE passa a integrar o projecto Vila das Artes, eixo artístico-cultural do Estoril que também abrange a Academia de Artes do Estoril (Edifício Cruzeiro), o Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, o Teatro Mirita Casimiro e o Auditório Senhora da Boa Nova.
Avenida Amaral, Estoril. 21 464 7571