Notícias

Espace Cannelle muda-se do Estoril para Cascais – e leva o luxo na bagagem

A concept store fundada nos anos 1980 já teve muitas vidas. O novo capítulo faz-se no centro da vila, com dois andares onde moram marcas como a Etro, Alberta Ferreti, Max Mara e Lenny Niemeyer.

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Directora Editorial, Time Out Portugal
Espace Cannelle
Ricardo Junqueira
Publicidade

Nos dias que correm, usamos e abusamos da expressão “icónico” e sinónimos, mas no caso do Espace Cannelle estamos à vontade: a concept store de moda de luxo com mais de 30 anos de história na Linha, é, de facto, emblemática. “Eu tive uma pérola, um espaço fabuloso nas Arcadas do Estoril, onde fui sempre muito feliz. Foi um fenómeno, tornou-se uma loja icónica”, contextualiza, orgulhosa, a fundadora France Ame, que começou por abrir uma pequena boutique no Hotel Estoril Sol (entretanto demolido em 2007) em 1988, antes de se mudar para um espaço maior à frente dos Jardins do Casino. 

Ali esteve mais de duas décadas, mas estava na hora de mudar. “Eu adoro o Estoril, é lá que vivo, mas sinto que está parado no tempo, acontece pouca coisa”, queixa-se a empresária francesa, que depois da experiência de sucesso na Marina, onde abriu uma loja na Primavera de 2024, decidiu mudar a casa-mãe do Espace Cannelle para o centro da vila. “Tal como eu há muitos anos, muitos estrangeiros estão a descobrir Portugal – e Cascais em particular.” Desde Abril, é na Avenida Valbom que se encontra, com vizinhos como a livraria Galileu, o restaurante Bougain, a Loja das Meias ou a cafetaria Fábrica Coffee Roasters.

Espace Cannelle
DR

O novo espaço, com 250 metros quadrados, tem dois andares recheados de marcas luxuosas como Alberta Ferreti, Tory Burch, Gas, Acqua di Parma ou Max Mara (a marca italiana que, curiosamente, ali teve morada durante muitos anos). Há um corner dedicado exclusivamente à Etro no piso inferior, prateleiras com joalharia, produtos de beleza e para a casa e espaço de sobra para o swimwear da brasileira Lenny Niemeyer. 

“A loja da Marina é um bocadinho estilo Riviera Francesa, tem um público muito próprio, mais jovem. Muitos estrangeiros gostam de ir lá almoçar e fazer compras. Aqui, espero cruzar esse público com as clientes habituais, clientes de há muitos anos, que da mesma forma que iam ao Estoril podem vir a Cascais – e que agora já trazem as filhas”, diz France, responsável por toda a curadoria. “Não há aqui uma peça que não tenha sido escolhida por mim”, garante. 

Espace Cannelle
Ricardo Junqueira

Nas suas viagens pelo mundo, a buyer não se cansa de descobrir novas marcas. “Além de Paris e Nova Iorque, comecei a ir, por exemplo, à Grécia, onde estão a aparecer marcas muito interessantes [caso da Themis Z]. Também tem uma marca australiana muito interessante – a Camilla.”

O Espace Cannelle pode ser icónico, mas não parece estar parado no tempo. “Aborrece-me fazer sempre a mesma coisa”, remata France Ame na nova casa em Cascais.

Avenida Valbom, 24B. Seg-Sáb 10.00-19.00

+ O que há de novo em Cascais

Últimas notícias
    Publicidade