[title]
Desde 1 de Outubro de 2024 que Cascais ganhou uma farmácia veterinária. Chama-se Júlia e fica na zona da Torre, num espaço onde antigamente funcionava uma florista. Depois de uma remodelação profunda, vende agora medicamentos para animais – sobretudo cães, gatos e cavalos. E tem atraído muitos curiosos, tendo em conta que ainda é um conceito raro em Portugal.
Isso deverá mudar nos próximos anos. Uma legislação europeia, que ainda está numa fase transitória de implementação, ditou que as clínicas veterinárias não deverão vender medicamentos para animais, mas sim prescrever para que locais indicados – farmácias veterinárias – possam fazer a comercialização desses produtos, tal como acontece na medicina humana.
“Para comprar medicamentos para os animais, muitas pessoas procuram as farmácias humanas, onde não existe um aconselhamento especializado”, explica a médica veterinária Júlia Sereno, de 36 anos, a responsável pela marca, sobre a necessidade que sentiu no mercado de existirem farmácias especializadas em animais.

“Existe alguma falta de informação técnica nas farmácias humanas. Muitas vezes também não têm os medicamentos em stock, as pessoas têm de encomendar e ficar à espera, ou não dão o aconselhamento devido, porque não sabem indicar as doses, as indicações terapêuticas, os intervalos de segurança e as características de cada espécie ou raça”, argumenta.
Na Júlia Farmácia Veterinária de Cascais, cuja equipa é composta pela médica veterinária mas também por uma enfermeira veterinária e uma auxiliar especialista a cuidar de feridas, vendem medicamentos, suplementos, produtos de alimentação e alguns artigos que habitualmente se encontram nas lojas de animais. Champôs especializados, cremes ou pomadas, fraldas ou bodies cirúrgicos – ali vai encontrar um pouco de tudo.

Também têm um serviço de grooming, de banhos e tosquias, mas em que fazem um acompanhamento com um “olho mais técnico”. “Normalmente o serviço de grooming é como se fosse um cabeleireiro, é mais estético. E aqui fazemos um acompanhamento mais técnico, temos uma abordagem mais clínica. E também aconselhamos quando achamos que eles têm que ir mesmo à clínica, o que é muito importante porque assim as pessoas vão no timing certo e não deixam agravar os sintomas. Uma coisa que notei muito quando trabalhava em clínica é que as pessoas muitas vezes não sabem a urgência que existe para tratar um animal. Muitas vezes chegam à clínica já com sintomas severos, porque nem sempre sabem identificar, não prestam bem atenção... E aqui também acompanhamos animais que vêm de clínicas com problemas dermatológicos. Há muitos animais com alergias, feridas que exigem mudar pensos, e fazemos esse tipo de serviço.”
Júlia Sereno também aponta que, no mercado dos cavalos, não era muito fácil encontrar os medicamentos e suplementos certos para a espécie. “Os cavalos precisam de uma medicina mais ambulatória e muitas vezes as pessoas não tinham um sítio perto para irem buscar os medicamentos, então também preenchemos essa lacuna.”

A Júlia Farmácia Veterinária de Cascais tem sido um sucesso, sobretudo através do boca a boca, das recomendações de clientes a amigos e conhecidos. “Há muitos clientes que vêm referenciados por outros; há muitos veterinários que já enviam para aqui os clientes, para comprarem os medicamentos com receita. Mas depois temos os curiosos que vêm; há pessoas que pedem aconselhamento nutricional, que também é algo que fazemos, porque conseguimos fazer um aconselhamento diferente de uma loja de animais. Aqui sabemos ler rótulos, conhecemos a composição, sabemos aconselhar no caso de alergias alimentares.”
Natural de Coimbra e a viver em Cascais há três anos, Júlia — que trabalhou como médica veterinária mas também na indústria farmacêutica, onde aprofundou os conhecimentos sobre os diferentes medicamentos e o respectivo mercado — acredita que a vila tinha as características ideais para iniciar um projecto destes, tendo em conta quantidade de gente com animais de estimação e ligadas à equitação e ao hipismo.

Quanto ao futuro, não descarta a hipótese de expandir a marca com mais farmácias veterinárias. “A marca foi feita nesse sentido, pode acontecer. É uma questão de crescer e ver as possibilidades. E outros ramos de negócio podem surgir”, adianta.
Rua Joaquim Ereira, 1662, Cascais. Seg-Sex 09.30-19.30; Sáb 10.00-18.00. 964 094 513