[title]
Um dos maiores símbolos de Cascais e uma das estrelas do Bairro dos Museus, o Museu Condes de Castro Guimarães – numa das extremidades do Parque Marechal Carmona, na enseada de Santa Marta — está prestes a celebrar o seu 94.º aniversário. Inaugurado a 12 de Julho de 1931, tornou-se na altura no primeiro museu de Cascais, com o espólio artístico e bibliográfico doado pelo Conde Manuel de Castro Guimarães à autarquia.
As comemorações arrancam precisamente no próximo sábado, 12 de Julho, pelas 10.30, com uma visita-jogo chamada “O que se esconde na mala do conde?”. Trata-se de uma actividade gratuita, pensada para os miúdos, dinamizada pelo Serviço Cultural e Educativo, mediante inscrição — que pode ser feita através do telefone (214 815 303) ou do email (mccg@cm-cascais.pt).
Depois, no domingo, dia 13, a partir das 17.00, haverá um concerto da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Alvidense, no exterior do museu, com entrada livre. No sábado seguinte, a 19 de Julho, pelas 18.30, é a vez de o público poder assistir a um recital de flauta e harpa dedicado ao Conde de Castro Guimarães e aos compositores da sua preferência. O flautista David Silva e a harpista Rebeca Amorim Csalog irão tocar composições de Maurice Ravel ou Claude Debussy. A entrada também é livre, mas sujeita à lotação máxima de 50 pessoas, pelo que a inscrição é obrigatória.
Parque Marechal Carmona, Avenida Rei Humberto II de Itália, Cascais