A Time Out na sua caixa de entrada

Mergulhar por Cascais
© Movimento ClaroMergulhar por Cascais

Quer mergulhar por Cascais? O município tem bolsas para atribuir

O projecto Mergulha por Cascais promove a atribuição de bolsas de mergulho com uma comparticipação de 80%. Se tem entre 18 e 30 anos e vive em Cascais, pode candidatar-se.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Há três anos que se realizam oito limpezas subaquáticas anuais, entre Abril e Outubro, na Baía de Cascais. As actividades fazem parte do Mergulha por Cascais, um projecto lançado em 2021 que promove também a atribuição de bolsas de mergulho anuais para o Curso PADI Open Water Diver com uma comparticipação de 80%. Caso esteja interessado, tenha entre 18 e 30 anos e viva no concelho, já se pode candidatar para integrar a equipa de mergulhadores voluntários.

O programa conta não só com o apoio da comunidade piscatória de Cascais, que realiza o transporte dos mergulhadores para a zona de limpeza, mas também com o apoio de diversos tipos de voluntários. Além dos mergulhadores, que recolhem lixo debaixo de água durante aproximadamente uma hora, há voluntários em stand-up-paddle, que transportam lixo ou equipamentos de mergulho para terra e mantêm o perímetro de segurança, e voluntários em terra, que verificam a eventual presença de vida marinha presa dos detritos e separam, pesam e contabilizam o lixo recolhido.

“Cada limpeza é acompanhada de fichas de registo de lixo marinho, cujas informações são posteriormente partilhadas na plataforma PADI Dive Against Debris, que faz a monitorização da recolha de resíduos marinhos a nível mundial”, lê-se ainda em comunicado sobre a iniciativa, onde poderá consultar também os requisitos das candidaturas, que deverá enviar por e-mail (cascais@movimentoclaro.org) até 3 de Março. O anúncio dos vencedores será feito no dia 8 do mesmo mês e a cerimónia de entrega de bolsas está prevista para dia 15, às 18.30, no Museu do Mar.

Se for um dos escolhidos, terá sessões de piscina a 16 e 17 de Março e mergulhos no mar, a 30 e 31, de manhã ou de tarde. As limpezas vão acontecer a 27 de Abril, 11 de Maio, 8 e 22 de Junho, 13 e 27 de Julho, 10 de Agosto e 21 de Setembro. Posteriormente, no final de Outubro, será inaugurada uma exposição de fotografia e escultura de lixo.

+ Do Rio de Janeiro para Cascais: o Guimas abriu deste lado do oceano

+ Teatro Experimental de Cascais continua legado de Carlos Avilez

Últimas notícias

    Publicidade