[title]
O mar é o centro desta exposição, mas sob o ponto de vista da “Vigia”. Afinal, os fortes, nas suas vigias, sempre mantiveram um olhar atento sobre o oceano, bem como na sua relação com o céu, com vista para o horizonte que os une, até deixar de ser possível diferenciá-los.
É este o foco da mostra de arte que estará patente no Forte de Santo António da Barra, em São João do Estoril, entre 24 de Maio e 1 de Junho. “Vigia” reúne obras dos artistas Alain Richard, Xana Nunes e Sofia Barros (também responsável pela direcção artística), que representam com as suas peças o que o mar significa para eles.

“Numa altura em que os oceanos ocupam um espaço relevante na discussão pública, achamos pertinente trazer a arte, nas suas mais diversas formas e manifestações para este debate”, afirma Sofia Barros em comunicado, acrescentando que “é muitas vezes através dela que conseguimos despertar os sentidos, a consciência do que nos rodeia, de ser também uma forma pedagógica e activista de estar na vida”.

De acordo com o colectivo de artistas, este é também um “momento fundamental” para virar as atenções para o mar, no seguimento do último documentário de David Attenborough, centrado nos oceanos; mas também da carta que o Papa Francisco deixou poucos dias antes de falecer, na qual deixava um forte apelo para a consciencialização em torno das alterações climáticas e da protecção do ambiente – aliás, Sofia Barros dedica uma das suas obras na exposição ao Papa Francisco.
Avenida Marginal, 73, Estoril. 24 Mai-1 Jun 12.00-18.00. 21 464 6140