Pattria: o novo bar de cervejas da Baixa

O Pattria é o novo bar de cervejas da Baixa portuense. Além de marcas de cerveja nacionais e internacionais, em breve terá também um restaurante de fondue
Marco Duarte O Pattria fica em Cedofeita
Publicidade

O Pattria é o mais recente espaço no Porto dedicado à cerveja artesanal. O projecto de Jaime André e Tiago Almeida começou a germinar na Petiscaria Santo António, o outro negócio desta dupla. Começaram a abrir o restaurante aos domingos, tendo como alavanca a cerveja artesanal. “Fizemos uma parceria com a Praxis, de Coimbra, e organizámos provas de degustação”, lembra Tiago Almeida.

O bichinho da cerveja artesanal colou e, no ano passado, criaram uma loja online, a pattria.beer, ainda activa. Começaram a ir aos festivais da especialidade e a fazer contactos até que deram o salto: abriram um espaço físico em Março, onde estivera a pop-up store da galeria Underdogs (o lettering “Not So Fun” da fachada foi reaproveitado para o interior). Um espaço que é tanto para leigos como para entendidos.

“Não queremos ser um sítio para geeks mas para amantes da cerveja e para quem quiser dar os primeiros passos neste mundo”, sintetiza Tiago Almeida. A ideia é cultivar “o modo de vida cervejeiro”, o que inclui estimular o gosto pela cerveja e “partilhar conhecimento. Aqui ajudamos cada pessoa a encontrar a sua cerveja”. Nessa lógica, em Maio vão abrir um restaurante de fondue no piso de cima, onde as cervejas serão emparelhadas com as várias carnes – e assim, através da comida, conquistar novos fãs de cerveja.

“Além disso, faltam espaços de cerveja artesanal com comida mais elaborada, sem ser só petiscos”, considera Jaime André. Por agora, o Pattria serve mexilhões, moelas, salgados e tábuas de enchidos para quem quiser acompanhar os copos.

Quanto à oferta de cerveja, Tiago e Jaime querem equilibrar a presença de marcas nacionais e internacionais. Entre as primeiras, é possível encontrar por aqui a Musa, Praxis e Letra, e produtores mais pequenos como a Luzia, Beata, Colossus ou OPO 74. Entre as estrangeiras há Mikkeller, Flying Dog, Omnipollo ou Brewdog. Há mais de 70 referências, à pressão (em oito torneiras) e à garrafa.

Uma das estratégias é trazer para o Porto marcas menos conhecidas e mais difíceis de ver por cá, como a búlgara White Stork, que tem uma stout branca, feita com chocolate, baunilha e uma bebida típica da Bulgária, a rakia; a belga Caullier, com exemplares sem glúten; ou a italiana Toccalmatto.

Outro dos planos é ir desafiando cervejeiros emergentes e de pequena dimensão a produzir edições especiais para o Pattria, numa base de experimentação (e diversão). Já fizeram parcerias com a Luzia e a Beata, e a próxima será a Amphora, que trará uma cerveja com “sabor a rebuçado”. De resto, a agenda incluirá eventos, de encontros com produtores a colaborações com o mundo do desporto.

Mais sítios onde beber um copo no Porto

Bonaparte Downtown
© João Saramago
Bares

Os melhores bares no Porto

Não há nada melhor do que sair do trabalho e rumar a uma mesa de um qualquer bar do Porto. Ou, então, começar a noite num bar cheio de pinta e só depois seguir para as melhores festas da cidade. A verdade é que a competição dos melhores bares no Porto é renhida e há opções para todos os gostos e em todas as localizações.

Letraria - Craft Beer Garden
© Cláudia Paiva
Bares, Cervejaria artesanal

Os melhores bares de cerveja no Porto

Não nos opomos à barriga de cerveja - é bem portuguesa e não brincamos com a tradição. Mas com barrigadas desnecessárias não compactuamos, se é para beber um fino que seja como deve de ser. Não se perca e vá atestar o depósito com a melhor cerveja do Porto. 

Publicidade
Sandhouse
©João Saramago
Bares, Bares

Os melhores bares de praia no Porto

Sol, mar, areia nos pés, copo na mão e barriga cheia. Melhor combinação é impossível. Se quer aproveitar ao máximo as estações quentes que se avizinham, tenha esta lista com os melhores bares de praia no Porto por perto. Temos a certeza que lhe vai dar um jeitaço. 

Páteo das Flores
© João Saramago
Restaurantes

Cinco wine bars no Porto que tem de conhecer

Não há ninguém que conjugue o verbo relaxar tão bem quanto nós. A pensar nisto, e porque somos muito adeptos da modalidade de beber um copo ao fim do dia antes de irmos para casa, aqui tem uma lista com cinco wine bars no Porto que tem de conhecer. Com vinhos nacionais e estrangeiros, petiscos e tapas, música ou estantes de livros, estes espaços vão fazer de tudo para o deixar beeeem descontraído.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com