A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Almoços Mistério. Sente-se à mesa num local secreto e com pessoas que não conhece

Escrito por
Teresa Castro Viana
Publicidade

O conceito é simples: juntar à mesa pessoas que não se conhecem. Maria (chamemos-lhe assim para manter o mistério) deixou o emprego
 que tinha há anos e resolveu dedicar-se à cozinha, uma paixão antiga. Fazia almoços e jantares para amigos e foram eles que a incentivaram a transformar esse gosto num trabalho.

Os Almoços Mistério começaram em Março e, apesar de terem sido pensados para 
os portuenses, têm suscitado mais interesse nos turistas.
 “A ideia é juntar no máximo dez convidados à mesa, num ambiente informal, para partilharem experiências e paixões”, explica Maria.

©Claudia Paiva

Alguns elementos da equipa da Time Out Porto não aguentaram tanto mistério e foram experimentar um destes almoços (sim, conhecíamo-nos. Fizemos batota). O local, sempre particular, é secreto e só foi revelado 24 horas antes da refeição. Já o menu, composto por entradas, prato e sobremesa, apenas foi desvendado no momento em que nos sentámos à mesa. Mas atenção: se tiver alguma intolerância alimentar, tem que avisar com dois dias de antecedência.

Alguns produtos, como o tomate cereja, vêm de uma quinta de família. Os outros, são do mais fresco possível. “Faço as compras no dia. Vou ao mercado, compro o peixe aos pescadores”, conta.

Curioso para saber o que comemos? Queijo de mistura com compota de tomate e piripíri; tomate cereja com 
alho e manjericão; cuscuz com tomate, pimentos, hortelã, feta e açafrão; tarte de legumes com ovos caseiros; e um molho pesto que jamais esqueceremos. O prato principal foi um risoto de cogumelos e espargos verdes e à sobremesa deliciámo-nos com tartes de lima e maracujá e com um cálice de vinho do Porto. Para refrescar havia sumo de maracujá (comemos por baixo de uma árvore do fruto), limonada com hortelã da ribeira e vinho de um pequeno produtor – o pai de Maria.

Tarte de Maracujá
©Claudia Paiva

O almoço custa 35€ por pessoa e todo o ambiente pede umas fotos para as redes sociais. Mas há uma regra: quando os convidados se sentam à mesa os telemóveis devem ser colocados dentro de um cesto. Regras são regras.

Mais informações em almocosmisterio@hotmail.com

Últimas notícias

    Publicidade