A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Herói local. António Bessa, o pintor do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa

Escrito por
Editores da Time Out Porto
Publicidade

António Bessa. 63 anos, o homem que pintou Marcelo

É entre pincéis, tintas e telas que António Bessa constrói a montra do número 314 da Rua do Almada, onde fica o seu ateliê há mais de 30 anos e que, recentemente, recebeu uma visita especial. O Presidente da República bateu-lhe à porta e ficou admirado com o retrato que o pintor fizera de si. Se tudo correr bem, poderá figurar para sempre na Galeria de Retratos Oficiais dos Presidentes da República Portuguesa, no Palácio de Belém, em Lisboa.

O primeiro contacto com o chefe de Estado deu-se em Dezembro do ano passado, quando Marcelo Rebelo de Sousa visitou o Porto. “Aproximei-me e perguntei se lhe podia dar um abraço e ele disse que sim. Aquele abraço não foi um abraço qualquer, foi um abraço português. E o meu íntimo disse-me que ia pintar este homem. E pintei”, conta o artista.

© Cláudia Paiva

Este, tal como os retratos de Pinto da Costa, Rui Moreira e outras personalidades, foi feito a partir de fotografias, mas António, que pinta desde os 12 anos e estudou na Faculdade de Belas Artes, prefere estar com quem retrata, porque só assim lhes “sente a alma”. “A interacção com as pessoas é o mais importante. É uma satisfação muito grande ver uma obra ir, sinto que a apreciam e gostam.”

Antes de partir, Marcelo Rebelo de Sousa pediu-lhe um valor pelo quadro. António respondeu: “Isto tem o custo de um abraço, porque os afectos não têm preço.”

Últimas notícias

    Publicidade