Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Receitas Time Out – Atum com batata doce e pak choi
Notícias / Comida

Receitas Time Out – Atum com batata doce e pak choi

Pak Choi
©João Saramago Pak choi, couve branca chinesa

Preocupados em aumentar a sua cultura gastronómica e em imprimir alguma criatividade nas refeições lá em casa, todos os meses apresentamos um ingrediente pouco frequente na maioria das cozinhas portuenses. Esta é a vez da pak choi.
Receita de João Pupo Lameiras, chef do RO

O que é? De origem oriental, também chamada de couve branca chinesa, a pak choi é da família dos espinafres, bróculos e couves-flor.

Com que se tempera? Opções não faltam, sobretudo na linha asiática: fica óptima com molho de soja, molho de ostra, sweet chilli, caril ou molho miso.

Vai bem com o quê? Porco – experimente usar com a parte da barriga –, vaca e peixe no geral. Também faz pendant com batata doce.

Como se confecciona? A cru fica bem em saladas com temperos mais asiáticos; e cozinhada (salteada ou cozida) dá um sabor adocicado a sopas e salteados.

Faz bem a quê? Os benefícios são muitos. É rica em fibras e vitaminas, é antioxidante e tem baixo valor calórico.

Onde se compra? No El Corte Inglés e no supermercado chinês (Chen) da Praça da República. Esta veio de lá, custa 1,95€/kg.

Onde se come? A acompanhar o pato à Cantonesa no Grande Palácio de Hong Kong.

 

Receita para 2 pessoas:
2 nacos de 180 g de atum;
Shichimi togarashi (mistura de especiarias japonesas);
1 kg de batata doce laranja;
2 colheres de manteiga;
2 pak choi;
Ceboleto picado;
Molho teriyaki

Lavar a batata doce e assar durante 45 minutos. Terminado esse tempo, descascar e bater no robot com duas colheres de manteiga. Temperar. Salpicar o atum com o schichimi togarashi e um pouco de sal fino. Aquecer uma frigideira com um fio de azeite e marcar o atum de todos os lados. Em água a ferver, cozer a pak choi durante dois minutos.

Para empratar, colocar o puré de batata doce no prato, por cima o atum e ao lado a pak choi. Regar tudo com um fio de teriyaki e salpicar com ceboleto picado.

Para o teriyaki:
250 g de molho de soja;
1 lima;
250 g de açúcar;
1 cm de gengibre;
1 dente de alho

Juntar a soja e o açúcar. Juntar o alho e o gengibre ralados. Levar a ferver durante cinco minutos. Juntar o sumo de lima, coar e acrescentar ao prato.

Publicidade
Publicidade

Comentários

0 comments