Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right O ócio pelo ofício
Lost & Found , Linda e Niki são as responsáveis pela Lost & Found
© Marco Duarte Lost & Found

O ócio pelo ofício

Conheça estes restauradores portuenses que descobrem os encantos do antigo para fazer algo de novo. Desde a madeira aos livros.

Por Renata Lima Lobo
Publicidade

Há quem trabalhe a madeira com as próprias mãos para resgatar mobiliário antigo ou para desenhar peças novas. Há até quem resgate máquinas de uma oficina de encadernação antiga para restaurar ou criar livros novos. Outros desenham e pintam mobília à mão só com tintas ecológicas e ainda dão uma ajuda a transformar uma casa num verdadeiro lar, através da decoração. Descubra estes projectos que transformam o antigo em novo ou que criam algo de novo a partir de técnicas e ferramentas antigas.

Recomendado: Projectos de upcycling que transformam o lixo em luxo

 

Bancada 9
Bancada 9
©Marco Duarte

Bancada 9

Compras Pinheiro Manso

Frederico Burmester começou por estudar design de comunicação na Alemanha, mas decidiu mudar de rumo e fez um curso de marcenaria, que complementou depois com um curso de especialização em talha na Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva, uma referência na área. Nesta oficina de madeira, em Ramalde, dá formações concebidas para leigos na matéria e também responde a desafios lançados pelos clientes, entre escultura, mobiliário e talha, muitas vezes em colaboração com artistas, designers e arquitectos.

Rua de Pereiró, 229. facebook.com/Bancada9

In-Libris
In-Libris
©João Saramago

In-Libris

Compras Livrarias Constituição

Não se deve julgar um livro pela capa, mas ninguém o julga se optar por edições com um design mais elaborado. Afinal, um livro pode acumular funções como peça de decoração, mesmo que se veja apenas a lombada. Neste alfarrabista encontra livros antigos das mais diversas áreas, da gastronomia à ciência, passando pelo desporto e filosofia. E também uma oficina, o mais recente projecto de Paulo Gaspar Ferreira, que comprou as máquinas do século XIX de uma oficina de encadernação antiga: guilhotinas, cisalhas, prensas e balancés. A In-Libris Officina organiza algumas formações nesta área e também responde aos mais variados pedidos no campeonato da encadernação, incluindo livros antigos que estão a precisar que olhem outra vez para eles. Por dentro e por fora.

Rua do Carvalhido, 194 (Porto). Seg-Sex 18.30-20.00, Sáb 15.00-16.00. in-libris.com

Publicidade
 Lost & Found
 Lost & Found
©DR

Lost & Found Home Design Porto

Compras Decoração Foz

Especializada em mobiliário pintado à mão e por medida, esta loja de decoração só trabalha com a paleta de cores da tinta ecológica Annie Sloan Chalk Paint, cujos baldes também aqui se vendem, caso tenha vontade de ser pintor por um dia. Além de pintar e desenhar mobília, a Lost & Found também tem um serviço de Home Design, que ajuda a decorar o lar, fornecendo esquemas de cores, tecidos e soluções para cadeiras ou sofás estofados.

Rua Cândida Sá Albergaria, 224 (Foz). Seg-Sáb 10.00-18.00. lostfoundporto.com

Compras, Carpintaria, Madeira, Carpintaria Paulino
Compras, Carpintaria, Madeira, Carpintaria Paulino
©Facebook/Carpintaria Paulino

Carpintaria Paulino

Compras Vila Nova de Gaia

Mora em Vila Nova de Gaia desde 1946 e é perita no fabrico e restauro de móveis por medida. Mas os anos de experiência trazem consigo mais uma mão cheia de serviços, de pavimentos em madeira, portas, janelas, casas de banho e cozinhas completas, a renovações de apartamentos. Do princípio ao fim.

Rua Domingos Matos 407/9 (Vila Nova de Gaia). Seg-Sex 08.00-12.30, 13.30-17.00. carpintariapaulino.pt

Publicidade
As Damas de Paus, upcycling, restauro
As Damas de Paus, upcycling, restauro
©João Saramago

As Damas de Paus

As amigas Isabel Ferrão e Leonor Pimentel, uma formada em escultura e outra em pintura, criaram As Damas de Paus, onde tanto restauram móveis como desenham projectos para uma divisão inteira. Têm sede no Porto e em Óbidos e no portefólio que apresentam online (em modo antes e depois) encontra trabalhos feitos em restaurantes e hotéis ou peças antigas, como cómodas e camas. As visitas são feitas por marcação, mas se quiser pode pedir um orçamento gratuito, enviando uma fotografia da peça a que quer dar nova vida.

Arca d’Água (Porto). Seg-Sex 10.00-18.00. asdamasdepaus.wixsite.com/decoracao

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade