Bach e Handel

Música, Clássica e ópera
Bach e Handel
©Clive Barda

Entre as duas centenas de cantatas sacras de Bach que chegaram aos nossos dias, há um pequeno número que, pelo efectivo reduzido e pelos recursos expressivos empregues, se aproximam da cantata de câmara italiana, ainda que o texto seja em alemão e tenha natureza religiosa: é o caso das cantatas para soprano Ich Bin Vergnügt Mit Meinem Glücke BWV 84, estreada em 1727, e Mein Herze Schwimmt im Blut BWV 199, estreada em 1714.

Ainda mais afim da cantata de câmara italiana é a antífona Salve Regina HWV 241, que Handel compôs em 1707, durante a sua profícua estadia em Itália, onde criou dezenas de cantatas de câmara para diversos mecenas. A obra estreou provavelmente na capela privada do Marquês Ruspoli, para quem Handel compôs algumas das suas mais notáveis cantatas.

A interpretação destas obras de Bach e Handel estará a cargo da jovem soprano suíça Marie Lys (na foto), premiada no Concurso de Canto Handel de 2016 e vencedora do Concurso de Belcanto Vincenzo Bellini de 2017. A Orquestra Barroca terá direcção de Laurence Cummings.

Por José Carlos Fernandes

Publicado:

LiveReviews|0
1 person listening