A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
All Quiet on The Western Front
©Reiner BajoA Oeste Nada de Novo

'A Oeste Nada de Novo' é o grande vencedor dos prémios BAFTA

A época alta dos prémios de cinema continua e nos BAFTA o grande vencedor foi o alemão 'A Oeste Nada de Novo', com sete galardões. 'Os Espíritos de Inisherin' e 'Elvis' levaram quatro estatuetas para casa.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Foram atribuídos este domingo os prémios da Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão (BAFTA), poucas semanas antes da aguardadíssima cerimónia dos Óscares, onde grande parte dos filmes premiados na cerimónia britânica estão também no rol de nomeados à estatueta dourada. Nos BAFTA, o grande vencedor foi o filme alemão da Netflix A Oeste Nada de Novo, que num total de 14 nomeações venceu sete: Filme, Realização, Filme Não Falado em Inglês, Argumento Adaptado, Fotografia, Banda-Sonora e Som.

O que deixou espaço para outras produções se destacarem, por exemplo, na prestação do elenco, como foi o caso de Os Espíritos de Inisherin que além dos BAFTA para Argumento Original e Filme Britânico, arrecadou os prémios dos actores secundários, atribuídos a Barry Keoghan e Kerry Condon. Elvis levou para Graceland os galardões de Guarda-Roupa e Maquilhagem e Cabelos, mas também de Elenco e de Actor, que foi parar às mãos de Austin Butler.

Por outro lado, Tár, filme de Todd Field que chegou à cerimónia com cinco nomeações, saiu com apenas uma vitória, embora importante, atribuída a Cate Blanchet. É a quarta vez que a australiana é considerada a melhor actriz do ano na história dos BAFTA. Um dos filmes sensação de 2022 foi Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo, mas apesar das dez nomeações, grande parte nas principais categorias, venceu apenas na categoria Edição.

Pinóquio de Guillermo del Toro
Netflix © 2022Pinóquio de Guillermo del Toro

O prémio para Filme de Animação foi para Pinóquio de Guillermo del Toro, adaptação livre em stop motion da popular história do italiano Carlo Collodi, enquanto que nas curtas-metragens de animação se distinguiu O Menino, A Toupeira, a Raposa e o Cavalo (nesta categoria os BAFTA considerem apenas produções britânicas). 

Conheça todos os vencedores na página oficial dos BAFTA.

A caminho dos Óscares, a curta portuguesa ‘Ice Merchants’ vai estrear nas salas

+ Três mulheres metem-se em sarilhos no ‘Motel Valkirias’

Últimas notícias

    Publicidade