A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Anda: a app que vai permitir deixar o Andante em casa

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

Diga adeus ao Andante. A partir de Abril vai poder começar a deixá-lo em casa e substituí-lo pelo seu smartphone. Como é que isso vai funcionar? Primeiro tem que fazer download da “Anda”, a app que, para já, só vai estar disponível para o sistema operativo Android. O pagamento, esse faz-se depois através de uma conta mensal, que vai ser calculada mediante a quantidade de viagens que faz.

Durante a comissão parlamentar de Economia, esta quarta-feira, o ministro do Ambiente, João Matos, garantiu que esta solução é “inteligente na forma como faz as contas.” O ministro deu ainda um exemplo, ou seja, se um utilizador for visitar todos os dias num mês um doente ao Hospital de S. João, a nova conta não irá cobrar 30 viagens, mas fará um desconto, tal como no passe.

A app terá as mesmas regras do Andante: é válida em transportes da STCP, Metro do Porto, em empresas de transportes privados que operam na linha do Andante e nos comboios urbanos do Porto. A única coisa que tem de fazer é validar antes de entrar. Em breve, esperam que a mesma possa ser também utilizada em táxis.

Esta é, segundo a TIP - Transportes Intermodais do Porto, uma aplicação pioneira. Criada pela TIP com a colaboração da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a app tem como objectivo simplificar e facilitar a utilização do sistema de transportes do Grande Porto e optimizar o tarifário mensal de cada cliente.

Na “Anda” também vai poder consultar o seu histórico de viagens e custos associados. Utilizar esta app é apenas uma opção, já que os títulos em papel vão continuar a estar disponíveis.

+ Nova rota da Ryanair liga o Porto a Sevilha

Últimas notícias

    Publicidade