A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Bolinhos do Jorge
©MMPBolinhos do Jorge

Bolinhos do Jorge: a tentação mora mesmo aqui ao lado

Bolos de cenoura, de Kinder Bueno, de lima e pistáchio com recheios de leite-creme, de chocolate com compota de frutos vermelhos, scones, queijadas e brownies de variados sabores são algumas das coisas que vai poder encontrar no novo espaço de um dos maiores doceiros da cidade.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

De metro ou de comboio, não será difícil lá chegar. Basta apurar o olfacto e seguir o cheirinho a bolos acabados de fazer. Desde inícios do mês, entre o Heroísmo e Campanhã, há uma nova e obrigatória paragem a fazer, especialmente se for um guloso inveterado, sempre pronto a espetar o dente num docinho caseiro e a atirar com a dieta às urtigas. É que a Bolinhos do Jorge, marca criada por Jorge Santos e que tantos portuenses conquistou pelo estômago, tem novamente um espaço físico onde uma série de gulodices se exibem descaradas nas vitrinas.

“Se me perguntassem em finais de Janeiro ou meados de Fevereiro se gostaria novamente de abrir uma loja, diria prontamente que não, que nunca mais na vida”, ri Jorge, ainda incrédulo com as voltas que a vida dá. “Mas, depois, o bichinho começou a despertar, muito por causa dos pop-ups que fui fazendo nos últimos tempos e que me voltaram a pôr em contacto com o público”, diz o dono e pasteleiro. 

Bolinhos do Jorge
©MMPBolinhos do Jorge

Perceber a satisfação no rosto das pessoas, enquanto lhes servia os seus bolos às fatias, foi um dos grandes catalisadores para que Jorge avançasse com a decisão de arranjar um novo espaço. “Isso e porque é um compromisso muito grande comprar um bolo inteiro sem me conhecer. Assim, aqui, podem provar tudo antes ou comer uma fatia sem ter de comprar um bolo completo”, acrescenta, desaparecendo para ir desligar o alarme do forno que começou repentinamente a tocar.

Passam poucos minutos das 11 da manhã e Jorge já aviou uma data de bolos, porque à uma da tarde abre as portas para quem lá quiser ir comer a sobremesa depois de almoço. “Já fiz um bolo de cenoura americano, um bolo de lima e pistáchio que vai ser recheado com leite creme e um bolo Kinder, que é aquele clássico que as pessoas adoram, bem guloso, porque a massa é feita com cacau e o recheio leva Nutella e Kinder Bueno”. Do forno já havia saído também um bolo de chocolate com compota de frutos vermelhos, ganache de chocolate e amêndoas tostadas e vários brownies. As queijadinhas aguardavam a sua vez. “Quero ver se até à uma ainda consigo fazer scones e sticky toffee pudding”, atira.

Bolinhos do Jorge
©MMPBolinhos do Jorge

Nas vitrinas do espaço – que conta com um mural feito por uma amiga artista e uma decoração acolhedora – há sempre quadrados de brownies (eleitos os melhores da cidade pela Time Out), queijadinhas, scones, sticky toffee pudding e quatro bolos que vão variando – dos cheesecake bascos aos com natas do céu. “Desde miúdo que tinha sempre alguém na minha família a fazer bolos. Lembro-me de no Verão a minha avó materna, que hoje tem 100 anos, fazer um bolo muito simples numa taça e com uma colher de pau que, depois, cozia em forno a lenha. Já a minha mãe, aos fins-de-semana, fazia bolos variados, como bolos mármore, de nata ou pudins. A minha curiosidade pela cozinha ia muito além de querer apenas rapar as taças”, ri Jorge. 

Para acompanhar os bolos e os bolinhos do Jorge (entre os 1,50€ e os 4,50€) há bebidas de cafetaria, chás e sumos de laranja. Em breve haverá workshops e, num futuro próximo, novas edições do Brownie Fest, dias especiais, aos sábados ou feriados, em que o pasteleiro prepara até 12 sabores diferentes de brownies. É ir. De metro ou de comboio, o importante é lá chegar.

Rua de Pinto Bessa, primeira porta à esquerda 471 Loja 1. 22 322 1560. Ter-Sáb 13.00-18.30

+ Os melhores sítios para comer brownies no Porto

Últimas notícias

    Publicidade